Turismo

Aerolíneas Argentinas tira voos dos brasileiros para Buenos Aires

Agências
16/08/2016 11:12
Thumbnail

Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo | DANIEL CASTELLANO

Ao invés de levar brasileiros para a Argentina, a companhia aérea estatal Aerolíneas Argentinas trocou a aposta. No início do ano, a aérea cancelou duas rotas que iam do Brasil para o país vizinho, entre Brasília – Buenos Aires e Belo Horizonte – Buenos Aires, e inclui agora o voo entre Córdoba, que fica a 700 km de Buenos Aires, para Porto Seguro, na Bahia, que começa a voar em setembro.
O motivo? A crise econômica no Brasil, de acordo com a presidente da empresa, a brasileira Isela Costantini. “A expectativa é ainda de ver uma certa recuperação do Brasil nos próximos meses, mas é difícil. A gente está apostando muito mais no turismo do argentino indo para o Brasil do que no do brasileiro vindo para Argentina“, disse ela ao jornal O Estado de S. Paulo, após uma entrevista coletiva na sede do ministério da Economia. A previsão é feita apesar da valorização recente do real, que faz os preços no Brasil não serem mais tão atrativos.
Outra razão para a mudança de aposta da empresa estatal foi também a recessão da economia na Argentina que, embora mais moderada que a brasileira, prevê um encolhimento do Produto Interno Bruto de 0,8% a 1,5% neste ano. Pensando em reduzir os custos da estatal, a Aerolíneas afinou a parceria com a aérea Gol. “É uma relação em que a gente compartilha quais são as rotas onde eles estão tendo dificuldade e aquelas em que nós temos, vendo como se pode criar certa sinergia”, diz Isela.
Leia mais