Patrocínio

Hospital Pilar X-Leme Diagnóstico Por Imagem Mantis Diagnósticos Avançados

Aeroporto Afonso Pena é avaliado como um dos mais pontuais no mundo

Levantamento da consultoria britânica OAG avaliou as 250 companhias aéreas que mais voaram em 2017

Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba/São José dos Pinhais. Foto: Antônio More/Gazeta do Povo.

O Aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, foi considerado um dos mais pontuais do mundo – e, também, um dos mais pontuais do Brasil, segundo a seleção da consultoria britânica OAG Aviation Worldwide.

O aeroporto mais pontual do mundo (na categoria grande aeroporto) é o de Osaka, no Japão.

Ao lado do aeroporto de Curitiba, outros nove aeroportos e quatro companhias aéreas brasileiras entraram na lista mundial, conforme o relatório anual da companhia divulgado nessa semana pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil do Brasil.

Na seleção, os aeroportos Afonso Pena e de Confins, em Minas Gerais, são os dois mais pontuais do país. Foram avaliados 57 milhões de voos e as 250 companhias aéreas que mais voaram em 2017.

Critérios

Para ser caracterizado como pontual, o critério usado pela consultoria britânica foi de voos que decolam ou pousam com atraso menor de 15 minutos – incluindo voos cancelados, que reduzem a pontualidade da empresa ou do aeroporto.

Na lista dos aeroportos mundiais, o aeroporto de Curitiba conquistou o 14º lugar, com 84,65% de pontualidade, ao lado do aeroporto de Recife (17º) e Porto Alegre (20º), listados na categoria “pequenos aeroportos”, pois ofertam entre 2,5 a 5 milhões de assentos nos voos por ano.

O aeroporto de Confins teve a melhor nota de pontualidade entre os terminais do país na categoria “aeroportos médios”. Nessa mesma categoria entraram os aeroportos de Santos Dumont (7º) e Viracopos (12º).

Dos “grandes aeroportos”, entraram na lista o aeroporto de Brasília, Galeão e Congonhas. Guarulhos ficou em 11º lugar na categoria “mega aeroportos”.

Companhias aéreas

Das companhias aéreas, a Azul ficou em 12º lugar, com 84,14% de pontualidade, na lista das 20 companhias mais pontuais do mundo. Na classificação das companhias, a consultoria separou nas categorias de “operadores aéreos”, “mega companhias aéreas” e “operadoras de baixo custo”. O grupo Latam garantiu o 8º lugar entre as mega companhias aéreas, com 79,39% de pontualidade.

Na categoria de “operadoras aéreas”, a Avianca conquistou o 16º lugar e a Azul entrou na categoria de empresas de baixo custo, ocupando o 5º lugar nessa área, ao lado da Gol, que ficou em 8º lugar.

LEIA TAMBÉM

8 recomendações para você

Deixe seu comentário