Patrocínio

Hospital Pilar X-Leme Diagnóstico Por Imagem Mantis Diagnósticos Avançados

Agência cria roteiro surpresa em que turistas só descobrem destino antes do embarque

A agência online Instaviagem tem pacotes personalizados para dois ou três dias. O destino é sempre uma surpresa e pode ser feito de carro, ônibus ou avião

A agência passou por um momento de desconfiança por ser o primeiro serviço do gênero no Brasil, mas agora tem um crescimento mensal de 30%. Foto: Bigstock.

O assistente judiciário Paulo Victor Lopes costuma viajar sempre que pode com sua noiva. Para o aniversário de namoro, que seria comemorado no feriado de 7 de setembro, estava sem nenhum destino em mente. Decidiram, então, tentar um roteiro surpresa, depois de a noiva comentar do novo tipo de serviço de viagem que havia descoberto.

A agência online Instaviagem é a primeira do país a oferecer o serviço de pacotes de viagem personalizados e com roteiro surpresa — ou seja, você não sabe para onde vai. É ideal para quem quer ter novas experiências e descobrir lugares e passeios que nem todos conhecem, mas sem passar horas e horas pesquisando na Internet.

“A nossa motivação é que as pessoas descubram lugares que elas nunca ouviram falar. Elas falam: ‘nem sabia que existia isso aqui'”, conta o empreendedor e fundador do Instaviagem Caio Martins de Andrade.

Lançado em julho desse ano, o serviço da agência funciona da seguinte maneira: o viajante responde a um questionário — no qual relata as preferências, quais locais já conheceu e quais não gostaria de visitar, além do tempo que está disposto a gastar no deslocamento até lá –, a empresa avalia seu perfil e então decide o destino que mais combina com sua personalidade. Os turistas recebem o roteiro dois dias antes da viagem, assim conseguem preparar as malas e se planejar.

O pacote inclui a passagem, hospedagem com café da manhã, um passeio e um roteiro personalizado com mais ou menos 18 páginas de opções de atividades que o viajante pode fazer na cidade.

Recanto Japonês. Foto: acervo pessoal.
“Essa foto tirei no Recanto Japonês, em Poços de Caldas (MG), que é uma espécie de jardim com arquitetura oriental”. Foto: acervo pessoal.

São três opções de pacote — de carro, de ônibus ou de avião — e as viagens compreendem sempre duas ou três diárias. Os valores começam em R$ 519 por pessoa para o trajeto feito de carro. Já o deslocamento de avião, que pode ser para locais mais distante e até outros países, começa a partir de R$ 1.169 por pessoa.

A surpresa foi muito positiva para Paulo e sua noiva, em especial quanto ao destino escolhido para eles. “Como era uma viagem romântica, achei que iam nos mandar para Monte Verde, em São Paulo, mas foi para Poços de Caldas, em Minas Gerais. Um lugar que eu nunca tinha nem pensado”, enfatiza o paulista. O passeio rendeu outras primeiras experiências também, como o banho nas águas termais que tornam a região conhecida no país.

Por mais que ainda seja recente, a Instaviagem já está conquistando seu espaço, inclusive entre os curitibanos, que são os quintos que mais utilizam o serviço. A agência atende, em média, 100 pessoas por mês e tem um crescimento mensal de 30%.

Essa aqui fica no ponto mais alto da cidade. Chegamos la de teleférico, foi bem legal
“Essa foto tirei no ponto mais alto da cidade de Poços de Caldas. Chegamos lá de teleférico, foi bem legal”, conta Paulo.

Um desafio é mostrar para a população que não se trata de uma fraude, mas sim de uma nova modalidade de viagem, também segura e confiável. “Estamos trabalhando na parte da confiança para que as pessoas vejam que é de verdade. É o primeiro no Brasil, então estamos mostrando para o mercado que existem outras formas de viajar”, complementa Caio, o fundador da agência.

Empresas de outros países oferecem o serviço, como a americana Pack Up + Go, que funciona aos moldes da brasileira — planeja a viagem, mas não conta para onde o turista vai.

Segundo Caio, a agência tem a preocupação de manter a curiosidade e a animação dos clientes, mandando pequenos spoilers e dicas do destino da viagem. “Uma vez uma cliente postou em um grupo no Facebook a foto que enviamos para ela para as pessoas tentarem adivinhar o local, então nós mudamos o destino”, relembra.

O Sul também está na cartela de opções de destino, pois tem muitas cidades do interior que ainda são desconhecidas para os brasileiros.

Paulo gostou tanto que indicou para seus pais, que vão comemorar o aniversário de casamento em algum lugar do país, em novembro, através do serviço.

LEIA TAMBÉM:

8 recomendações para você

Deixe seu comentário