Turismo

Limpeza de quarto de hotel é feita com água do vaso sanitário e empresas se desculpam

Redação
19/11/2018 12:14
Thumbnail

Toalhas e esponjas usadas para limpar o vaso sanitário também lavam copos e a pia do banheiro. Foto: Bigstock

Copos e xícaras lavados na pia do banheiro, toalhas de banho usadas para limpar o vaso sanitário, a pia os copos e o chão sendo lavado com água da privada. Pelo menos quatro grandes redes de hotéis precisaram se desculpar publicamente depois que um vídeo mostrou práticas como essas durante a limpeza de seus quartos, na China.
A gravação original foi feita por um blogueiro conhecido como Huazong e tem 11 minutos de duração. Ela mostra funcionários fazendo a limpeza dos quartos em 14 hotéis chineses. Entre as ações registradas há até mesmo uma escova de vaso sanitário sendo usada para lavar copos. Publicado no Weibo – uma rede social muito usada pelos chineses -, o vídeo já teve mais de 29 milhões de visualizações. Isso obrigou cadeias de hotéis como Hilton e Marriot a se desculpar publicamente. Além disso, a agência reguladora de turismo da China abriu uma investigação em hotéis cinco estrelas do país para averiguar os padrões de higiene mantidos por eles.

Toalhas sujas para limpar copos

Huazong afirmou que as gravações foram feitas ao longo dos últimos anos. O blogueiro disse que percebeu que usar toalhas sujas para limpar copos, por exemplo, era uma prática comum. Ele tem mais de 322 mil seguidores no Weibo. O The Shangri-La Hotel, em Fucheu, disse que as cenas mostradas no vídeo violam seus padrões de higiene. O Park Hyatt, em Pequim, por sua vez, considerou o que foi gravado como um incidente isolado. O Sheraton, em Guiyang e o Waldorf Astoria, em Xangai, depois de se desculpar afirmaram que estão revendo seus protocolos de limpeza.
Outros hotéis também vieram a público para pedir desculpas sobre o assunto. O Mandarin Oriental, em Xangai, disse que o hotel “não vai tolerar o comportamento de limpeza inapropriado mostrado no vídeo”. O Four Seasons de Xangai disse que vai melhorar o treinamento de sua equipe de limpeza.
Alguns dos comentários do vídeo sugeriam que esse tipo de prática existe porque os funcionários têm pouco tempo para limpar cada quarto. Outros afirmavam que o salário pago a eles é baixo e que alguns ganham comissões pela limpeza de cada unidade extra. Por isso a pressa e o pouco cuidado com a higiene no trabalho.
Veja alguns trechos do vídeo original abaixo:
Embora seja a primeira vez que algo assim é filmado, não é a primeira vez que a higiene dos quartos de hotel é questionada. Como os quartos são usados por muitas pessoas diferentes, há quem duvide de que eles são realmente esterilizados. Um estudo divulgado no ano passado mostrou que há muitos cantinhos bem sujos nesses lugares. Realizado na Universidade de Houston, nos Estados Unidos, o levantamento avaliou hotéis em três estados do país. A pesquisa descobriu que, entre as coisas mais sujas que você pode tocar em um quarto de hotel, estão o controle remoto e o interruptor.

LEIA TAMBÉM: