Turismo

Air France faz hoje último voo com o gigantesco Jumbo

Roberto Couto
13/01/2016 16:26
Thumbnail

A antológica da Boeing aeronave está sendo substituída pelo também gigantesco Airbus A380. (Fotos: arquivo)

A primeira aeronave de dois andares do mundo será aposentada na Air France. O Boeing 747, mais conhecido como Jumbo, responsável pela rota Paris-Nova York durante 45 anos para a companhia francesa, fará dois voos especiais de despedida hoje (14). Ambos estão com a capacidade esgotada. A antológica aeronave está sendo substituída pelo também gigantesco Airbus A380.
Os passageiros dos voos de despedida almoçarão as refeições do menu da classe executiva e comemorarão com champanhe. A rota inclui surpresas como sobrevoos ao Mont Blanc, o Mont Saint-Michel, as costas do Mediterrâneo e do Atlântico e as cidades de Toulouse e Bordeaux. Eles embarcam e desembarcam em Paris.
No último dia 11, o Jumbo levou passageiros do México a Paris e, ao chegar na capital francesa, recebeu um enorme banho d’água. Geralmente esse tipo de homenagem é feita em voos inaugurais, mas o ícone da aviação mundial merecia uma celebração em sua despedida, segundo a Air France.
Atualmente, já sem contar a aeronave da Air France, 84 unidades do Boeing 747 continuam em operação. A maioria como aviões de carga. No Brasil, apenas a Varig voou com a aeronave de dois andares, entre 1981 e 1999. O gigante foi usado em rotas como Rio-Nova York, Rio-Paris, Rio-Frankfurt, São Paulo-Hong Kong e São Paulo-Narita (Japão).