Turismo

Airbus projeta banco ajustável para passageiros obesos

Roberto Couto
24/02/2016 11:45
Thumbnail

Será que o desconforto de muitos passageiros obesos vai acabar com o novo sistema da Airbus?

A Airbus requereu, no mês passado, a patente de um novo modelo de banco ajustável às medidas dos passageiros, de cada fileira, em seus aviões. O assento inédito, ainda sem data para ser introduzido nas aeronaves do fabricante europeu, deverá beneficiar principalmente pessoas obesas e crianças, que normalmente têm problemas de ajuste nos bancos convencionais, segundo informações da CNN.
Projeto de banco ajustável a variados biotipos, já registrado no órgão competente dos Estados Unidos, prevê um sistema composto por um assento com encosto, por braços retráteis, por cintos de segurança reguláveis e, principalmente, por um trilho de fixação que se estenderia paralelo ao eixo longitudinal do assento. É esse último item do conjunto que permitiria o ajuste às medidas do passageiro – na prática, inclusive, a configuração do espaço poderia variar para dois a quatro ocupantes.
Debate
A patente sai num momento em que o debate sobre como lidar com os viajantes obesos tornou-se particularmente aquecida, conforme lembra a CNN. Nos últimos anos, passageiros muito acima do peso têm sido recusados nos embarques. Além disso, há três anos, a Samoa Air começou a cobrar mais dos passageiros obesos, ao introduzir a classe “XL”. No ano passado, Uzbekistan Airways decidiu pesar passageiros “para a segurança.”