Turismo

As 13 melhores praias do Brasil para visitar em 2018

Redação
28/08/2018 18:43
Thumbnail

A Praia do patacho é ideal para quem foge de praias badaladas. Foto: Rodrigo Soldon/ Visual Hunt.

Difícil escolher entre tantas praias paradisíacas no Brasil — opção é o que não falta para quem quer passar as férias ou feriados curtindo o mar, areia e belas paisagens. Se essa costuma ser a sua primeira opção na hora de planejar a folga para viajar, essa seleção é para você: 13 praias no Brasil que agradam diferentes tipos de viajantes. Em comum, todas têm paisagens de tirar o fôlego.
As sugestões são do buscador Kayak e há opções do norte ao sul do país:

Praia do Forte (Mata de São João, BA)

Foto: Praia do Forte.Org.
Foto: Praia do Forte.Org.
Distante 80 quilômetros da capital Salvador, é um dos destinos mais badalados do Nordeste — os 12 quilômetros de prais de destacam pelos recifes, água cristalina e peixes coloridos. A “vila”, como é chamado o centro do município, é repleta de lojas e bares.

Jericoacoara (Ceará)

Praia de Jericoacoara e um dos maiores pontos turísticos da região, a Pedra Furada. Foto: Visual Hunt.
Praia de Jericoacoara e um dos maiores pontos turísticos da região, a Pedra Furada. Foto: Visual Hunt.
As lagoas em seus tons de verde e azul, com cadeiras para descansar dentro da água, é só uma das atrações da praia, uma das mais famosas do Brasil e point de famosos. Outro ponto turístico conhecido é a Pedra Furada, formação rochosa muito procurada para fotos (vá em horários de maré baixa). O kitesurfe também é esporte habitual entre turistas e atletas.

Praia da Joaquina (Florianópolis, SC)

Florianópolis é um dos destinos mais procurados pelos turistas estrangeiros para lazer (Foto: Daniel Madsen)
Florianópolis é um dos destinos mais procurados pelos turistas estrangeiros para lazer (Foto: Daniel Madsen)
Ondas para surfistas, água esverdeada, dunas e mar calmo para as crianças: uma das praias mais concorridas de Florianópolis  se destaca por sua versatilidade. Nas dunas, é possível praticar o “esquibunda” (há até pontos para alugar um equipamento). Ver o nascer do sol é outro programa recomendado por quem é habitué.

Alter do Chão (PA)

FOTO: Luciane Motta/Arquivo.
FOTO: Luciane Motta/Arquivo.
O pequeno vilarejo a 600 quilômetros da capital Belém se tornou um concorrido balneário depois da fama que conquistou ao ser considerada a melhor praia do Brasil pelo jornal inglês The Guardian.  As águas mornas e calmas do rio atraem os turistas, que, nas épocas em que a maré do Rio Tapajós está  baixa, conseguem chegar de canoa à ilha do amor, uma das atrações mais famosas.

Praia do Patacho, São Miguel dos Milagres (AL)

Foto: Rodrigo Soldon/Unsplash.
Foto: Rodrigo Soldon/Unsplash.
Ideal para quem quer sossego: a praia de areias claras e cercada por coqueiros recebe poucos turistas, não tem vendedores ambulantes ou comércio — ou seja, quem for ao local para passar o dia deve levar comida e bebida. Acessível em passeios de buggy ou de jangada pela costa dos corais.

Praia do Cumbuco, Caucaia (CE)

Foto: Visual Hunt.
Foto: Visual Hunt.
A cerca de 25 quilômetros da capital Fortaleza, a praia é uma das mais procuradas da região metropolitana. O vilarejo é calmo mas conta com boa estrutura para os turistas. As dunas são uma das mais famosas do Ceará — a praia é também conhecida pelos passeios de buggy, jegue ou quadriciclo, além do tradicional “esquibunda”.

Canoa Quebrada, Aracati (CE)

Foto: Visual Hunt.
Foto: Visual Hunt.
Considerada “concorrente” de Jericoacoara, a praia era destino popular entre os hippies nos anos 1970 e atrai muita gente pela aura mística. O paredão de falésias multicoloridas é outra atração. A praia extensa tem água em temperatura agradável durante todo o ano.

Tourinhos, São Miguel do Gostoso (RN)

São Miguel do Gostoso é um dos novos destinos para o verão. Foto: Otávio Nogueira/Visual Hunt.
São Miguel do Gostoso é um dos novos destinos para o verão. Foto: Otávio Nogueira/Visual Hunt.
O clima é agradável o ano todo, com uma média de 28 graus. A praia semideserta é considerada uma das mais bonitas da região por suas dunas e piscinas naturais com águas transparentes. Muitos praticantes de Kitesurfe também procuram a praia, por causa da intensidade dos ventos.

Praia do Rio Verde, Trancoso (BA)

Foto:  Rodrigo Soldon/Visual Hunt.
Foto: Rodrigo Soldon/Visual Hunt.
Um dos destinos mais cobiçados do Nordeste, Trancoso, distrito de Porto Seguro, se tornou local badalado nos últimos anos, mas ainda há praias, como a do Rio Verde, um pouco mais tranquilas, já que estão um pouco mais distantes do centro. A calmaria e a beleza são aspectos elogiados pelos turistas que visitam o local para “fugir” um pouco do agito.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande (RJ)

Foto: Rodrigo Zgiet/Visual Hunt.
Foto: Rodrigo Zgiet/Visual Hunt.
Parte do município de Angra dos Reis, a região é conhecida por suas praias paradisíacas, como a de Lopes Mendes, um dos “hits” locais. o mar agitado é propício ao surf. As amendoeiras dispensam o uso de guarda-sol e bastante espaço para ciclistas nas trilhas próximas.

Praia do Gunga, Roteiro (AL)

Foto:  Marinelson Almeida Silva/Visual Hunt.
Foto: Marinelson Almeida Silva/Visual Hunt.
A curva sinuosa onde se situa a praia, entre o Oceano Atlântico e Lagoa do Roteiro, permite que o turista se banhe em água doce e salgada ao mesmo tempo (depois que a maré baixa). Coqueirais, falésias coloridas e um mirante são outras atrações.

Praia dos Padres, Guarapari (ES)

Foto: Fabian.Kron/Flickr.
Foto: Fabian.Kron/Flickr.
Acessível por trilhas, a praia é uma das “escondidas” na região de Guarapari, que conta com 30 praias. Rodeada por castanheiras, a praia tem mata nativa preservada e não conta com infraestrutura de comércio.

Baía dos Porcos, Fernando de Noronha (PE)

Foto: Mathieu Bertrand Struck/Visual Hunt.
Foto: Mathieu Bertrand Struck/Visual Hunt.
O local é acessível somente a pé, em uma caminhada pela areia e por uma pequena trilha de pedras, mas vale a pena: são 100 metros de piscinas naturais que se formam em frente ao Morro Dois Irmãos. de agosto a outubro, o mar costuma ser mais calmo.
LEIA TAMBÉM: