Turismo

Casal vai dar a volta ao mundo passando por 30 países

William Bressan
25/12/2015 22:00
Thumbnail

No blog Sem Cep eles vão mostrar as delícias e os perrengues de viajar soltos pelo mundo. Foto: Rodrigo Sóppa/Gazeta do Povo.

A jornalista e advogada Themys Cabral, e seu marido, o músico e professor de química Roberto Nespolo, ambos de 31 anos, resolveram deixar para trás o trabalho e a vida estável que levavam em Curitiba e seguir seu amor compartilhado pelas viagens.
De malas prontas, os dois partiram na última terça-feira (15) e devem passar por 30 países, desde os mais populares entre os turistas, como Estados Unidos, até a Índia. A jornada só deve terminar em novembro do ano que vem, na Rússia. A aventura poderá ser acompanhada pelas redes sociais e por um blog criado especialmente para documentar o dia a dia (o lado bom e também os perrengues, garantem eles).
A ideia surgiu depois de passarem férias em Cuba e experimentarem uma hospedagem diferente. “Tínhamos o hábito de ir sempre com pacotes e os dias bem programados. Mas um dia meu marido sugeriu passarmos um tempo em uma casa local, após uma indicação de uma amiga, e isso foi uma experiência transformadora”, conta Themys.
Mas se engana quem pensa que a ideia foi colocada em prática sem nenhuma reflexão. O planejamento criado pelo casal impressiona – todos os detalhes dos roteiros estão em uma planilha do Excel –e começou há 4 anos. “Fizemos uma pesquisa de quanto custaria fazer essa viagem e do tempo que precisaríamos para isso. Definimos um valor que deveria ser guardado todo mês e, quando o salário entrava na conta, separávamos para a realização do nosso sonho. Em vez de comprarmos uma casa maior ou um carro melhor, começamos a poupar para esta aventura”, detalhe Themys.
Emirados Árabes, Tanzânia, Laos e Finlândia
O roteiro pode sofrer alteração, mas resumidamente o plano de viagem consiste em visitar: Estados Unidos, Japão, China, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, Índia, Emirados Árabes Unidos, Tanzânia, Egito (que pode ser cortado por questões de segurança), Jordânia, Israel, Turquia, Grécia, Itália, Suíça, Espanha, Marrocos, Portugal, França, Inglaterra, Irlanda, Holanda, Alemanha, Polônia, Finlândia e Rússia, e outros, ainda por serem decididos.
A hospedagem será em casa de amigos ou de amigos de amigos. “Vamos economizar e também ter uma experiência diferente, experimentar culturas e hábitos que não são iguais aos nossos”, comemora Themys. O casal também irá procurar hospedagem em sites como CouchSurfing e aplicativos como o Airbnb.
Planeje, monte um roteiro e vá a um bom médico
Para quem também planeja uma volta ao mundo, eis os conselho do casal: é primeiro montar um roteiro, detalhar as cidades, e ir em busca do que se precisa para viajar: visto, passaporte e também consultar um médico especialista em viagem. Ele irá orientar sobre as vacinas e os medicamentos que são necessários. Também é preciso pensar na questão emocional. “O que mais pega é a saudade e a falta dos amigos e da família. Não é fácil largar o emprego, é preciso fazer um cálculo, e realizar um planejamento bem detalhado”, aconselha Themys. “Às vezes a gente fica receoso ou se prendendo, fica pensando que você vai perder isso ou aquilo, e acaba passando toda a vida sem realizar aquele sonho. É importante ter planejamento e um bom parceiro de viagem”, comenta.