Turismo

Aviões começam a receber tecnologias contra jetlag

Roberto Couto
03/01/2016 13:21
Thumbnail
Um dos maiores problemas de um voo de longa distância é ajustar o organismo ao novo fuso horário do destino. Mas para minimizar os efeitos do temido jetlag, a Airbus começa a equipar suas aeronaves com tecnologias que têm a missão de combater esse cansaço repentino. Os primeiros jatos a receber os recursos “antijetlag” são os modelos A350 XWB.
Uma das tecnologias é um inédito sistema de iluminação em LED, que muda a “temperatura” da cor durante o voo para simular a atividade do sol do local de onde a pessoa saiu, fazendo com que o passageiro se acostume aos poucos com os horários e mantenha um ciclo de sono natural. São 16,7 milhões de combinações de cores para diferentes durações de viagens e fusos horários.
A estabilidade na pressão e a umidade em níveis normais também diminuem o jetlag. Por isso, os aviões da Airbus passarão a ter 53% das bordas dos revestimentos internos em plástico revestido com fibra de carbono, um material que deixa os efeitos da pressão menos intensos e garante mais umidade do ar. Além disso, um sistema de filtro de ar é ligado a cada dois ou três minutos para melhorar a qualidade do oxigênio respirado e facilitar o sono dos passageiros.
A TAM é a primeira companhia das Américas a ter um A350 XWB em sua frota, desde o mês passado.