Turismo

Boeing cria banheiro autolimpante de avião

Roberto Couto
04/03/2016 11:28
Thumbnail

A luz UV é ativada apenas quando o banheiro não está em uso (ou seja, o passageiro deixou o toalete).

A fabricante de aviões Boeing é finalista do prêmio Crystal Cabin Award, o mais importante do segmento no mundo, com um projeto que muitos passageiros vão gostar: um banheiro autolimpante, pois usa luz ultravioleta (UV) para matar 99,99% dos germes.
A tecnologia desinfecta todas as superfícies da cabine após cada uso em apenas três segundos. No entanto, a iluminação é ativada apenas quando o banheiro não está em uso (ou seja, o passageiro deixou o toalete). E ainda: o sistema levantaria e abaixaria o assento da privada automaticamente de modo que todas as superfícies sejam expostas aos raios UV.
Até a torneira não precisaria ser tocada, pois receberia sensor de presença, que liga e desliga. A fabricante de aviões diz ainda que estuda a criação de uma porta que abre sem uso das mãos e um sistema de ventilação a vácuo caso haja algum derramamento líquido no chão.
Fim dos odores
“Estamos tentando aliviar a ansiedade que todos nós enfrentamos quando usamos um banheiro  durante um voo”, disse Jeanne Yu, diretora de Desempenho Ambiental de aviões comerciais da Boeing. “No protótipo, nós posicionar as luzes em todo o lavatório para que ele inunda de luz UV as superfícies de toque como o assento do vaso sanitário, a pia e bancada. Este higienização ainda ajuda a eliminar odores”, completa a executiva.
Airbus, rival da Boeing, está desenvolvendo um produto em conceito similar. Os vencedores do Crystal Cabin Award serão conhecidos, no dia 5 de abril, em cerimônia que ocorre em durante a Feira de Interiores de Aviões, em Hamburgo (Alemanha).