Patrocínio

Hospital Pilar X-Leme Diagnóstico Por Imagem Mantis Diagnósticos Avançados

Qual a origem do nome “Buraco do Padre”, um dos lugares mais bonitos do Paraná?

A pouco mais de 100 quilômetros de Curitiba, a furna que recebe centenas de visitantes por semana não tem esse nome por acaso

Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

A pouco mais de 100 quilômetros de Curitiba, a furna Buraco do Padre, em Ponta Grossa (PR), é um dos passeios mais instigantes nas proximidades de Curitiba.

O local fica no distrito de Itaiacoca, a apenas cerca de 30 quilômetros adiante do Parque Vila Velha — uma mesma viagem pode servir para visitar os dois atrativos.

Trata-se de uma caverna subterrânea que foi se expandindo até formar a abertura no topo, criando uma vista extraordinária para quem está do lado de dentro. A furna tem uma cascata de 30 metros que forma um lago em seu interior.

O nome está ligado à história de padres jesuítas que usavam a furna como local de meditação.

Trilhas

No segundo semestre de 2017, o local passou por uma reforma e reabriu em agosto com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais (PNE) e dificuldades de locomoção.

A administração trocou o cascalho de alguns trechos da trilha e alterou as passarelas de madeira para permitir que cadeirantes e idosos cheguem até o interior da furna.

Esta trilha — a principal — tem cerca de um quilômetro a partir do estacionamento do Buraco do Padre, que fica a 800 metros da portaria do parque.

Uma segunda trilha — chamada de Trilha do Favo, em referência a uma pedra de escalada homônima nas proximidades —, mais íngreme e difícil, também pode ser percorrida pelos mais experientes. Ela dá no topo da cachoeira e permite ver a furna de cima.

É considerada de nível médio de dificuldade, com pontos que exigem cuidados, e por isso desaconselhada para crianças e pessoas com dificuldades de locomoção.

Além das trilhas, o Buraco do Padre também oferece espaços para piqueniques e churrasco. A disponibilidade depende da chegada dos visitantes.

Nos finais de semana e feriados, os visitantes contam com o Café do Lobo, que serve bebidas, doces, sanduíches e salgados.

Buraco do Padre — Serviço

Como chegar: O acesso ao local se dá pela Rodovia do Talco (PR-513), no km 14. A partir do campus Uvaranas da UEPG, deve-se percorrer 16 km e virar à direita numa estrada não pavimentada. Após 6 km deve-se virar à esquerda para o acesso ao Buraco do Padre.

Horários: de quinta a domingo e feriados, das 9h às 17h (a saída é obrigatória até às 19h). R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada).

Mais informações: no site da Águia Florestal e pelo telefone (42) 3220-1814.

 

LEIA TAMBÉM

8 recomendações para você

Deixe seu comentário