Turismo

Goiás vai sediar uma “versão brasileira” do Caminho de Santiago em homenagem à Cora Coralina

Carolina Werneck
16/01/2018 07:00
Thumbnail

A Cidade de Goiás é o ponto final do Caminho de Cora Coralina. Foto: Reprodução/Facebook

Começando em Corumbá de Goiás e se estendendo por 280 km, o Brasil ganhará o seu próprio Caminho de Santiago, famosa rota de peregrinos na Espanha: o Caminho de Cora Coralina, que homenageia a escritora goiana.
Iniciativa do governo de Goiás, o local é inspirado na famosa rota espanhola e a previsão é de que ela seja oficialmente inaugurada em março — porém, a Goiás Turismo, agência do governo goiano, ainda não confirmou a data (por se tratar de uma ação permanente, que demanda um trabalho complexo).
“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada.” Quando escreveu esse trecho, a escritora goiana Cora Coralina não teria como imaginar que emprestaria seu próprio nome a uma rota pelo interior de seu estado natal. E a promessa é de que o Caminho de Cora Coralina seja mesmo “um caminho de histórias, poesias, natureza, encontros, gastronomia e aventura”, como idealiza Gabrielle Carvalho, assessora da gerência de projetos e produtos turísticos da Goiás Turismo.
A estrada completa sai de Corumbá e passa por Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí e Cidade de Goiás. De acordo com Gabrielle, essa rota “corresponde a um trecho da antiga Estrada Colonial, aberta nos anos de 1730”. O caminho ligava Salvador à Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital do Mato Grosso.
Na imagem, Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás. Foto: Reprodução/Facebook
Na imagem, Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás. Foto: Reprodução/Facebook
História, cultura e natureza
Quilômetro a quilômetro, os viajantes encontrarão diversas atrações naturais, entre elas cachoeiras, picos e serras. Como as cidades que compõem a trilha são históricas, há também informações culturais ao longo da caminhada.
Além das cidades, fazem parte do roteiro os povoados de Caxambu e Radiolândia, em Pirenópolis, Vila Aparecida, Alvelândia e Palestina, em Jaraguá, São Benedito, em Itaberaí, e Calcilândia, em Cidade de Goiás. O Salto de Corumbá, o Pico dos Pirineus, a Serra de Jaraguá e o Parque Municipal Estrada Imperial fazem parte do trecho.
Para a Goiás Turismo, o Caminho de Cora Coralina é uma maneira de “desenvolver e fortalecer os circuitos de cicloturismo e caminhadas de longa distância de Goiás; despertar nas pessoas o interesse pela prática de atividades ao ar livre, integrar turismo, cultura, história, esporte, saúde e meio ambiente”.
Assim como acontece no Caminho de Santiago, que vai até Santiago de Compostela, na Galícia, norte da Espanha, hotéis, pousadas, restaurantes e outras estruturas de apoio estão sendo mapeados para facilitar a programação dos viajantes.
Esses pontos devem ser divulgados ao público por meio de um site e de um aplicativo para celular. Por enquanto o que está sendo feita é a sinalização de todo o percurso por meio de marcações com spray.
Marcação com spray sinaliza a rota do Caminho de Cora Coralina. Foto: Reprodução/Facebook
Marcação com spray sinaliza a rota do Caminho de Cora Coralina. Foto: Reprodução/Facebook
Investimentos
De acordo com Gabrielle, “até o presente momento o investimento foi de apoio a voluntários participantes da sinalização. A maioria dos trabalhos está sendo executada por voluntários”. O recurso necessário para adquirir o material de sinalização está vindo do “Programa Experiências na Natureza da Goiás Turismo”.
Todo o projeto faz parte do plano “Goiás Experiências Inesquecíveis”, criado pela agência em 2014. No fim de 2016 foi apresentada ao governo a proposta e estruturação do Projeto Caminho dos Goyazes. O objetivo é desenvolver rotas regionais, estaduais e interestaduais.
O Caminho de Cora Coralina é a rota correspondente à Região do Ouro. Na Região da Chapada dos Veadeiros, por sua vez, há o Caminho da Chapada dos Veadeiros.
Para desenvolver a sinalização e ajudar na tarefa de estruturação, metodologia, engajamento e implementação das trilhas de longo curso a Goiás Turismo teve o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
“​Os próximos passos serão: auxiliar na capacitação dos comerciantes locais, construção de pontos de apoio ao caminhante e ciclista e criação do site e aplicativo para facilitar o acesso à informação dos usuários”, explica Gabrielle.
LEIA TAMBÉM: