Turismo

Canadá facilita a entrada de brasileiros sem exigência de visto

Da redação
03/05/2017 12:44
Thumbnail

No lugar do visto, será necessário emitir uma eTA (eletronic Travel Authorization, autorização de viagem eletrônica). Foto: Bigstock

O Canadá deixou de exigir visto para brasileiros nesta segunda-feira (01). Porém, a medida só é válida para quem já tenha tirado o visto canadense nos últimos 10 anos (mesmo que o visto já esteja vencido) ou para quem tenho um visto válido para os Estados Unidos.
Nesse caso, no lugar do visto, será necessário emitir uma eTA (eletronic Travel Authorization, autorização de viagem eletrônica). O documento ficará vinculado ao passaporte e será válido por cinco anos ou até a data de vencimento do passaporte.
Aqueles que não atenderem aos critérios para um eTA, ainda precisarão de um visto para viajar para o Canadá. O documento permite várias viagens por curtos períodos para fins de turismo, negócios, intercâmbio de até seis meses ou trânsito por aeroporto canadense. A maioria dos casos são aprovados em minutos.
O eTA custa 7 dólares canadenses (cerca de R$16) e permite a permanência do turista por até seis meses no Canadá. Contudo, quem decide o limite da permanência do visitante é o funcionário da fronteira.
Como solicitar
A solicitação da autorização eletrônica é feita através do site do Governo do Canadá. Para o preenchimento do formulário, é preciso ter em mãos passaporte válido, cartão de débito ou crédito e um endereço de e-mail.
A autorização é um formulário eletrônico com detalhes da viagem. O documento é aprovado em minutos e é pago apenas uma vez, podendo ser utilizado por até cinco anos ou até que o passaporte expire.
Leia mais