Turismo

Do Rio ao Japão, conheça dez cemitérios famosos pelo mundo

Redação
03/11/2017 11:28
Thumbnail

Cemitério de Père-Lachaise, em Paris: o mais visitado do mundo. (Foto: ValeryEgorov/Bigstock)

Repletos de esculturas e obras arquitetônicas sofisticadas, alguns cemitérios pelo mundo funcionam como museus a céu aberto, únicos por suas belezas naturais e pelo ambiente de silêncio e recolhimento que os envolve. E seus mortos mais ilustres acabam atraindo legiões de fãs.
Conheça alguns dos cemitérios mais famosos pelo mundo:
1. Recoleta — Buenos Aires (Argentina)
(Foto: Halloween/Wikimedia Commons)
(Foto: Halloween/Wikimedia Commons)
(Foto: Halloween/Wikimedia Commons)
O Cemitério da Recoleta é um dos principais atrativos turísticos de Buenos Aires. Foi criado em 1822 para ser o primeiro cemitério público da capital argentina. Construído em uma região próxima a um convento que depois se tornaria um bairro rico, acabou se tornando o cemitério preferido das famílias abastadas da cidade — daí os mausoléus e abóbodas luxuosas que honram os mortos enterrados ali. Mais de 90 destes túmulos foram declarados Monumentos Históricos Nacionais. A personalidade mais famosa enterrada ali é Eva Perón. Mas uma de suas histórias mais populares é a de Rufina Cambaceres, uma jovem argentina que teria sido sepultada viva por acidente aos 19 anos.
O Cemitério da Recoleta tem visitas guiadas gratuitas de terça a sexta-feira, às 11h, e aos sábados, domingos e feriados, às 11h e às 15h.
2. Père-Lachaise — Paris (França)
Foto: mendesbeatriz/Visual Hunt
Foto: mendesbeatriz/Visual Hunt
O cemitério de Père-Lachaise, construído em 1804, pode ser considerado o mais conhecido do mundo — em parte, graças às personalidades enterradas lá. Há 20 roteiros de visita diferentes para conhecer sepulturas de figuras como Marcel Proust, Edith Piaf, Chopin, Balzac, Oscar Wilde
Um dos mais famosos é o túmulo de Jim Morrison, vocalista da banda Doors morto em 1971. A sepultura atraiu tantos fãs que a administração do cemitério teve de cercá-la — não antes de familiares de outros mortos chegarem a fazer campanhas para tirar o músico de lá.
A entrada é pelo Boulevard de Ménilmontant, em frente à rua de la Roquette.
3. Highgate — Londres (Inglaterra)
(Foto: Viv Lynch/Visualhunt)
(Foto: Viv Lynch/Visualhunt)
Depois de uma explosão populacional, os londrinos das primeiras décadas do século 19 começaram a enterrar seus mortos em qualquer lugar, na falta de um lugar adequado. Foi quando surgiu o cemitério de Highgate, em 1839 — oficialmente chamado de Cemitério de St. James. Construído em uma parte alta da capital inglesa, o cemitério atraiu famílias ricas, que construíram verdadeiros monumentos por lá. Um dos túmulos mais famosos é o do filósofo Karl Marx, no East Cemetery. Trata-se de uma das sepulturas mais visitadas de Londres. Também descansam ali o escritores Douglas Adams (autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias) e o poeta George Eliot.
O Highgate fica na Swain’s Lane, no distrito de Highgate, e abre todos os dias, exceto nos dias 25 e 26 de dezembro. As visitas à ala leste (East Cemetery) são de segunda a sexta, das 10h às 16h30, e aos finais de semana e feriados, das 11h às 16h30. A entrada custa 4 libras (cerca de 17 reais). Na ala oeste (West Cemetery), a visita precisa ser agendada. Mais informações no site oficial.
4. Arlington (Estados Unidos)
(Foto: Marco Di Paola/Visual Hunt)
(Foto: Marco Di Paola/Visual Hunt)
O Arlington National Cemetery é um cemitério militar próximo a Washington DC. Foi criado em 1864, durante a Guerra Civil americana, e hoje tem mais de 400 mil túmulos de militares, veteranos de guerra americanos e seus familiares. A personalidade mais famosa enterrada ali é o ex-presidente John F. Kennedy.
O cemitério abre todos os dias, das 8h às 19h. O acesso se dá pela Arlington Memorial Bridge.
5. São João Batista (Rio de Janeiro)
Foto: Halley Pacheco de Oliveira/Wikimedia Commons
Foto: Halley Pacheco de Oliveira/Wikimedia Commons
Localizado em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, este cemitério foi inaugurado pelo imperador D. Pedro I em 1852 e acabou sendo escolhido para receber brasileiros famosos ao longo da história. Rodeado pela famosa paisagem do Rio — que inclui o Cristo Redentor ao fundo —, o cemitério é apreciado pelas esculturas que enfeitam seus mausoléus e sepulturas. Entre os túmulos mais famosos estão os de Santos Dumont, José de Alencar, Cândido Portinari, Carmen Miranda, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Clara Nunes, Chacrinha, Cazuza e Luís Carlos Prestes. O cemitério tem visitas guiadas nas últimas quintas-feiras do mês promovidas pela Concessionária Rio Pax.
O Cemitério São João batista fica na R. General Polidoro, s/n.º. Mais informações: (21) 3217-3182 e saojoaobatista@concessionariariopax.com.br.
6. “Cemitério alegre” (Romênia)
(Foto: Andrei Stroe/Wikimedia Commons)
(Foto: Andrei Stroe/Wikimedia Commons)
Este pequeno cemitério da comuna romena de Sapanta, ficou famoso pelas tumbas coloridas e gravadas com obituários e poemas satíricos criados pelo artista Stan lon Patras, que tornaram o local um dos pontos turísticos mais importantes da região de Transilvânia. Patras começou a fazer estas sepulturas nos anos 1930 e fez centenas delas ao longo de 50 anos. A ideia tem a ver com a cultura da região, que vê a morte como uma passagem para um outro mundo.
7. Punta Arenas (Chile)
(Foto: Eve tabilo/ Wikimedia Commons)
(Foto: Eve tabilo/ Wikimedia Commons)
Este cemitério municipal fica na entrada da cidade de Punta Arenas, no Chile, e chama a atenção pelo paisagismo, além de seus mausoléus e sepulturas de algumas das principais famílias que fazem parte da história da região. Foi fundado em 1894 e acabou recebendo o nome de Sara Braun, que doou recursos para a construção do muro e do pórtico em 1919.
O cemitério abre para o público de segunda a sexta, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, abre das 9h às 13h e das 14h às 18h. Mais informações: cementeriomunicipal@puntaarenas.cl.
8. Cemitério Monumental de Milão (Itália)
(Foto: Paolobon140  /Wikimedia Commons)
(Foto: Paolobon140 /Wikimedia Commons)
Foi inaugurado em 1866. Suas esculturas e estilos arquitetônicos de várias vertentes tornaram um museu aberto, com obras de escolas como o Realismo, o Art Noveau e o Simbolismo. A principal referência é o Famedio, entrada principal construída para ser uma igreja.
O cemitério fica na Piazzale Cimitero Monumentale e abre de de terça a domingo, das 8h às 18h.
9. Bonaventure (Estados Unidos)
(Foto: Neal3K/Visual Hunt)
(Foto: Neal3K/Visual Hunt)
Lembrado pelo entorno natural, repleto de carvalhos, este cemitério criado em 1846 na cidade de Savannah, no estado americano da Georgia, é considerado um dos mais bonitos do mundo. Ficou famoso graças ao livro “Midnight in the Garden of Good and Evil”, de John Berendt, que acabou sendo adaptado para o cinema por Clint Eastwood.
Fica na Bonaventure Road, 330 — Thunderbolt, e abre todos os dias, das 8h às 17h.
10. Okunoin (Japão)
(Foto: BradBeattie/Wikimedia Commons)
(Foto: BradBeattie/Wikimedia Commons)
Considerado o maior cemitério do Japão, esta necrópole criada nas entranhas de uma floresta milenar tem mais de 200 mil túmulos de monges. O cemitério foi criado no ano de 816 no Monte Koya, na cidade de Wakayama. Fica em uma vila de templos budistas chamada Koya-san, que precisa ser acessada de trem a partir de Osaka. Pode ser visitado durante a noite, quando é iluminado por lanternas japonesas.
LEIA TAMBÉM