Turismo

Chile endurece regras para visitar a Ilha de Páscoa; entenda o que muda

Guilherme Grandi
22/08/2018 17:00
Thumbnail

Governo chileno diz que grande quantidade de turistas estava deteriorando a qualidade dos serviços básicos da ilha. Foto: VisualHunt.

O Governo do Chile endureceu as regras para quem deseja visitar a Ilha de Páscoa, e passou a exigir um comprovante de hospedagem e passagem de volta para o continente. A legislação, que já está valendo, agora limita a no máximo 30 dias a permanência no território.
As novas regras fazem parte da lei 21.070, que visa a proteger o patrimônio cultural e ecológico de ‘Rapa Nui’ – como é chamado o grupo étnico originário da Ilha de Páscoa. De acordo com as autoridades chilenas, a presença de turistas na última década estava deteriorando a qualidade dos serviços básicos do território, além de prejudicar a conservação do acervo histórico.
Segundo o texto da lei, o controle de turistas será feito pela Policía de Investigaciones de Chile (PDI) – o equivalente à nossa Polícia Federal – em todos os aeroportos e portos com rotas do continente para a Ilha de Páscoa.
Os visitantes precisarão apresentar a passagem de volta e o comprovante de hospedagem já no momento do embarque, além de um documento de identificação válido (RG ou passaporte para brasileiros). As informações deverão ser preenchidas em um formulário entregue à autoridade nacional.
Os 'moais', monumentos típicos da Ilha de Páscoa. Foto: VisualHunt.
Os 'moais', monumentos típicos da Ilha de Páscoa. Foto: VisualHunt.

Hotel, pousada ou Airbnb?

A PDI aceita como comprovante de hospedagem bilhetes de hotéis e pousadas reconhecidos pelo Serviço Nacional de Turismo (Sernatur). Já os alojamentos contratados por temporada ou aplicativos, como Airbnb, deverão emitir uma carta-convite do proprietário ou responsável.
Por outro lado, pesquisadores, funcionários públicos e trabalhadores contratados para atividades na ilha estão autorizados a permanecer mais tempo no território.
Moradores fixos e parentes próximos não serão afetados pela nova lei, e continuam com trânsito livre para a ilha. A legislação completa pode ser consultada aqui.
LEIA TAMBÉM: