Turismo

Cinco cavernas incríveis no Brasil para conhecer: uma delas fica no Paraná

Redação
28/12/2016 20:00
Thumbnail

Buraco do Padre, em Ponta Grossa. Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo | GAZETA

Tão lindas quanto misteriosas, as cavernas despertam uma atração única nos visitantes. E tanto àquelas de fácil acesso – e exploradas turisticamente – quanto às mais isoladas e visitadas apenas por profissionais são ótimas opções para serem conhecidas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), o  Brasil tem cerca de 10 mil cavernas, 293 delas no Paraná. Nem todas podem ser visitadas ou pelo estado de conservação ou por estarem em lugares de difícil acesso, mas algumas têm visita obrigatória. Confira:
Buraco do Padre (PR)
O nome do local, em Ponta Grossa, está ligado à história dos Padres Jesuítas que lá meditavam. O Buraco do Padre é uma furna que apresenta em seu interior uma imponente cascata de 30m, formada pelo Rio Quebra Perna. Para acesso à furna é preciso percorrer uma trilha de 1km a pé. Fica na Região de Itaiacoca e é uma Unidade de Conservação. O acesso é fácil, mas pessoas com mobilidade limitada podem ter dificuldade em subir nas pedras. É cobrada entrada e há regras para visitação.
Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)
Pinturas rupestres na
Pinturas rupestres na
É o maior acervo de sítios arqueológicos e pinturas rupestres do continente americano. O complexo de serras, vales, cavernas e painéis da Serra da Capivara é considerado Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco. O reconhecimento internacional revela a importância do atrativo turístico. Além dos registros pré-históricos, o parque abriga os vestígios mais antigos da presença humana nas américas, sendo que dos 172 pontos de visitação, 17 são adaptados para cadeirantes.
Parque Nacional do Catimbau (PE)
O Canion Catimbau abriga cavernas que podem ser visitadas pelos turistas. Foto: divulgação.
O Canion Catimbau abriga cavernas que podem ser visitadas pelos turistas. Foto: divulgação.
O segundo maior parque arqueológico do Brasil e impressiona os visitantes por sua grandiosidade, beleza cênica e formações geomorfológicas, que exibem verdadeiras obras de arte, esculpidas por processos erosivos. Nos 27 sítios arqueológicos existentes no parque, é possível apreciar pinturas de 6 mil anos, que representam como era a vida na região. É possível fazer várias trilhas, de baixo grau de dificuldade, para acessar os monumentos geomorfológicos.
Formosa (GO)
Em Formosa, as cavernas são opções para turistas que querem ver um espetáculo da natureza e conhecer um pouco da história. Foto: divulgação.<br>
Em Formosa, as cavernas são opções para turistas que querem ver um espetáculo da natureza e conhecer um pouco da história. Foto: divulgação.<br>
 Distante 80 quilômetros de Brasília, a cidade goiana de Formosa guarda em suas grutas uma verdadeira preciosidade. São pinturas de animais e pessoas nas cores vermelho, laranja, vinho ou preto. Feitas pelos primeiros moradores da região central do país, as pinturas rupestres enfeitam sete das 29 grutas da região e tem chamado a atenção de turistas e habitantes locais. Na Toca da Onça, localizada em uma reserva particular a sete quilômetros do centro da cidade, o visitante pode apreciar pinturas datadas de aproximadamente 4,5 mil anos. Mas para visitar é preciso solicitar o agendamento pelo telefone: (61) 3981-1234.
Pinturas rupestres nas cavernas de Formosa (GO). Foto: divulgação.
Pinturas rupestres nas cavernas de Formosa (GO). Foto: divulgação.
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG)
Cavernas... Foto: Bento Viana/WWWF Brasil
Cavernas... Foto: Bento Viana/WWWF Brasil
Com uma arte rupestre datada de mais de 10 mil anos e grutas repletas de belezas naturais e biodiversidade, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu oferece a seus visitantes, atrações que somam seis roteiros de visitação e oito grutas.  Localizado no Norte do Estado de Minas Gerais, a reserva abriga mais de 140 cavernas, mais de 80 sítios arqueológicos, além da rica flora e fauna da região. Recentemente foi estruturado para oferecer atividades de visitação, ficando aberta aos turistas de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
Chapada do Apodi (RN)
No Estado do Rio Grande do Norte, o Lajedo de Soledade guarda inscrições rupestres e restos de preguiças gigantes, tigres dente de sabre e carapaças de tatús do tamanho de um fusca. O local foi constituído em uma área de rocha calcária que, com o efeito de erosão sofrido com o tempo, abriu um mini cânion onde encontram-se as pinturas em formatos de animais como papagaios e lagartos. As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 8 às 17 horas.
* Com informações da Agência Nacional do Turismo.