Turismo

Colômbia exige vacina contra febre amarela a brasileiros

Da redação
08/04/2017 20:00
Thumbnail

Vacina de febre amarela é gratuita. Foto: AFP.

Os brasileiros que decidirem viajar à Colômbia, a partir de abril, deverão levar consigo o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela. O pedido foi feito pelo Ministério da Saúde e Proteção Social do país devido ao alto número de casos de febre amarela no Brasil e o receio de que a doença chegue ao território colombiano. Até o momento, 400 casos da doença foram confirmados no Brasil e cerca de 150 mortes.
Recentemente, o Ministério da Saúde do Brasil divulgou que uma única dose da vacina é suficiente para uma total proteção contra a doença. Até então, a vacina contra a febre amarela – tomada na infância – recebia um reforço 10 anos depois. Com a nova medida, recomendada pela OMS, apenas uma dose garante a proteção.
Caso precise tomar, qualquer posto de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina gratuitamente. Basta localizar o posto mais próximo da sua residência.
Para obter o certificado internacional de vacinação, que possui validade de 10 anos, é preciso apresentar o cartão nacional de vacinação, bem como um documento de identidade original, com foto.
Leia mais