Turismo

Com Trump, tirar o visto americano no Brasil fica mais difícil

Redação
01/02/2017 09:55
Thumbnail

O objetivo é que em outubro deste ano o brasileiro passe a solicitar o passaporte online, sem precisar entregar certificados. Foto: Bigstock

Se a burocracia para tirar o visto americano já era grande, agora ficou ainda maior. O consulado dos EUA no Brasil confirmou mudanças na emissão do visto, consequência do decreto do presidente norte-americano Donald Trump, que anunciou, na última segunda-feira (27), medidas restringindo a entrada de imigrantes no país, principalmente de países de origem muçulmana.
No Brasil, as mudanças passam pela necessidade de entrevista presencial para pessoas com menos de 16 anos ou mais de 66 anos, que antes eram isentas. A partir de agora, somente quem tem menos de 14 anos ou mais de 79 está dispensado. Anteriormente, brasileiros e argentinos, entre 14 e 15 anos, e entre 66 e 79 anos, eram dispensados da entrevista ao fazer o visto pela primeira vez.
LEIA TAMBÉM
Para quem tem o visto expirado há menos de 12 meses e pretende renová-lo na mesma categoria, não será necessário realizar uma nova entrevista.
A alteração impacta diretamente no prazo para receber a autorização. Em nota, o Consulado dos EUA em São Paulo afirmou que, em sua política de vistos, “o governo dos Estados Unidos está empenhado em facilitar viagens legítimas de visitantes internacionais e ao mesmo tempo garantir a segurança de suas fronteiras”. Na prática, porém, já é possível verificar a dificuldade na emissão.
A versão traduzida da ordem executiva pode ser acessada no site da Embaixada dos EUA no Brasil. Os procedimento para emissão do visto americano também estão no site.