Turismo

Nas férias de 2018, use as milhas para viajar a outros países

Redação
11/01/2018 07:00
Thumbnail

Aprenda a trocar as milhas por passagens aéreas e não perca a viagem internacional de 2018 (Foto: VisualHunt)

Anote a seguinte meta para 2018: não deixe as milhas expirarem e aproveite para viajar pelo Brasil ou para outros países nas próximas férias. A façanha, embora pareça, não é tão difícil. Só exige bastante atenção, muita leitura, mudança de hábitos e um bocado ainda maior de matemática.
Confira abaixo algumas dicas de como usar as milhas, acumulá-las e até mesmo aprenda a multiplicá-las para aproveitar os pontos em tempo do próximo feriado (2018, por sinal, terá muitos feriados prolongados).
1. Cadastre-se em um programa de fidelidade
O primeiro passo, claro, é fazer o cadastro em um programa de fidelidade e começar a juntar pontos, ainda que você não entenda tão bem como ele funciona. Isso porque são poucos os brasileiros que aproveitam as milhas, cerca de 8% a 10% da população, segundo a estimativa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF).
Em mercados mais maduros, cerca de 45% da população usa as milhas. E os programas de fidelidade, hoje, não se restringem a alguma companhia aérea. Cartões de crédito e programas de fidelidade de coalizão, como o Dotz, são outros programas bem comuns atualmente.
2. Mude a forma como você paga suas contas
Deixe de lado o débito na hora de pagar as contas e prefira o cartão de crédito. Essa é, hoje, a principal ferramenta para acumular pontos – e cada banco tem o seu programa. Os pontos gerados nos cartões de crédito do Banco do Brasil e do Bradesco, por exemplo, vão para o programa Livelo. Já o Santander tem o Esfera. Descubra se seu cartão de crédito é elegível a esses programas e ative o cadastro.
Feito isso, concentre os gastos no cartão de crédito e prefira aqueles que pontuam mais. Alguns podem gerar desde uma a até mais de duas milhas por dólar gasto.
3. Quer viajar? Escolha a companhia aérea
A função das milhas será transformá-las em passagens aéreas? Então procure a companhia aérea com os voos mais interessantes nas rotas que você quer fazer. Será para o programa de fidelidade dessa companhia que você vai transferir os pontos acumulados no cartão de crédito. As Smiles são da Gol, a Multiplus da Latam, o Amigo da Avianca e a TudoAzul, da Azul.
Evite pulverizar as milhas em vários programas – isso geralmente significa perder boa parte delas, porque os pontos acabam vencendo antes de atingirem valores suficientes para o resgate das passagens. Foque em uma.
4. Acumule os pontos nos programas dos cartões antes de fazer qualquer transferência
Se você transferir as milhas a um programa de milhagem, só há duas saídas: ou você os usa para resgatar as passagens ou você vai vendê-los nos sites de compra e vendas de milhas – que não são unanimidade do setor.
A orientação, portanto, é acumular os pontos nos programas dos cartões de crédito, que funcionam como intermediários e, só então, fazer a transferência para as companhias aéreas. E há um momento certo para isso também.
Os programas de fidelidade das companhias aéreas oferecem, com frequência, promoções de bonificação para a transferência dos pontos. Algumas chegam a oferecer até 100% de bonificação. Ou seja, você pode ter milhas em dobro, se souber esperar (mas também não pode esperar para sempre. Veja abaixo). É assim que as pessoas conseguem multiplicar as milhas.
5. Fique atento à validade dos pontos
O acúmulo dos pontos leva tempo, portanto é fundamental entender a validade dos mesmos, que costuma ser de dois a três anos. Cada programa tem suas regras e isso exige do usuário organização.
Há quem faça planilhas ou anote na agenda o vencimento das milhas com meses de antecedência. Assim terá tempo de programar algo caso o vencimento esteja chegando. Dependendo do regulamento, uma nova data de validade pode começar a valer quando há transferência dos pontos do cartão de crédito para o programa de milhas aéreas.
6. Não troque as milhas por qualquer coisa
É comum entre os programas de fidelidade oferecer a opção da troca dos pontos por produtos, eletrodomésticos. Elas, porém, não compensam. Você perde muitas milhas para um produto que poderia ser comprado por um valor menor.
7. Leia, pesquise, entenda
Ninguém precisa se transformar em um especialista em milhas, mas é importante saber as novidades e ter mais dicas sobre o assunto. Fique de olho nos sites como Melhores Destinos, Mestre das Milhas e Passageiro de Primeira. Outra sugestão é entrar nos sites das companhias aéreas e simular viagens para se familiarizar com os valores e saber quantas milhas custa cada trecho.
LEIA TAMBÉM