Turismo

De trem ao topo mais alto da Europa, na Suíça

Roberto Couto
09/11/2014 02:17
Para onde se olha, lá estão elas: Eiger, Mönch e Jungfrau, as impressionantes montanhas que emolduram a belíssima Interlaken, destino a 55 minutos de trem de Berna e nossa segunda base para explorar sobre trilhos a Suíça que fala alemão (confira a primeira parte da reportagem, sobre a capital Berna). E um dos três picos que emolduram a chamada Bernese Oberland, a parte mais alta do cantão de Berna, foi o motivo principal da visita. Afinal, a Jungfrau, ou melhor, o chamado Topo da Europa, é um verdadeiro parque temático de gelo e o lugar mais alto na Europa aonde se pode chegar de trem.
Mas antes de desbravar o famoso pico suíço, vale a pena conhecer Interlaken, repleta daqueles cenários que se tornaram marcas registradas dos Alpes. A região – formada por três vilarejos (Interlaken-Ost, Matten e Interlaken-West) – fica na intersecção dos lagos Brienz e Thun e não faltam passeios a pé, de bike ou de barco (sem falar, é claro, pelas montanhas!), tanto no inverno, quanto no verão.
Para entender a geografia de Interlaken, programe uma subida ao Harder Kulm, montanha que paira a 1.322 metros de altitude acima dos três vilarejos. O trajeto é feito por um funicular que leva oito minutos entre a sua estação em Interlaken-Ost e o topo. Há um agradável restaurante, o Panorama, mas, antes de saborear as delícias do cardápio (como uma típica raclette de queijo, presunto e batata, acompanhada de salada – 29 francos suíços), você será atraído para o mirante que proporcionará belas vistas para o maciço formado por Eiger, Mönch e Jungfrau e também para os dois lagos que cercam a região.
Não deixe ainda de circular pelas três vilas, que formam um centrinho, repleto de lojas, áreas verdes e restaurantes. Tours de 30 minutos podem ser feitos em charmosas charretes, mas vale mesmo perambular a pé, observando as vitrines, muitas inclusive de fabricantes de chocolates, como a Schuh Chocolatier, que desde 1818 produz delícias à base de cacau e até oferece um “Chocolate Show”, em que é possível acompanhar todo o processo de produção.
Há ainda várias opções de hospedagens, desde os cinco estrelas e classudos Lindner Beau Rivage e Victoria-Jungfrau aos albergues da juventude, como o estiloso Interlaken Youth Hostel. Com 101 quartos, piscina, fitness, SPA, restaurante e salões de convenções, o Beau Rivage impressiona pela arquitetura e decoração inspirada no estilo belle époque.
Jungfraubahn
Mas com a Jungfrau, com seus 4.158 metros de altitude, sempre onipresente no cenário de Interlaken, as horas para começar a desbravar o Topo da Europa parecem intermináveis. E é chegado o momento. O passeio tem início na estação de trem de Interlaken Ost, que funciona como ponto de chegada e partida da região. No caminho até a estação Jungfraujoch (a parada de trem mais alta da Europa) e ao Top da Europa, a paisagem é variada e, entre o verão e o outono, é possível ver belíssimas quedas d’água formadas pelo degelo das montanhas.
Há dois percursos possíveis, e um deles toma o rumo a Lauterbrunnen. São 20 minutos até lá, e então ocorre a primeira baldeação (neste trecho quem tem Swiss Pass tem direito a 50% de desconto), para Kleine Scheidegg, vilarejo a 2.060 m de altitude, que fica a uma hora e meia de viagem desde Interlaken. A partir dali, o turista embarca na Jungfraubahn (o Swiss Pass dá 25% de desconto), uma ferrovia com mais de 100 anos e que foi construída em uma época em que não havia tecnologia de teleférico, e o único jeito de alcançar grandes alturas era por meio de trilhos. Para chegar a 3.500 m de altitude (a base do Jungfrau), na estação Jungfraujoch e no Top da Europa, a solução foi construir 7,5 km de túneis por dentro do Eiger e do Mönsch até chegar ao Jungfrau. A viagem desde Kleine Scheidegg leva uma hora, a maior parte dentro do túnel e com paradas para apreciar os montes nevados em mirantes envidraçados.
Mas hoje o Jungfraujoch é mais do que as vistas. Foi transformado em um parque de diversões nas alturas. Por isso, o nome-fantasia “Top of Europe”, complexo que reúne uma divertida área de diversão na neve (tem tirolesa e minitrenós), um Palácio de Gelo (congelante e formado por esculturas em forma de cristais e animais), lojas de suvernires e um restaurante, o Glacier, com um bom cardápio e vista para o campo de gelo Aletsch. Mas o ponto alto do passeio é o observatório Sphinx, a 3.571 metros de altitude. A espantosa construção, incrustada na montanha, é atingida a partir de um elevador com 108 metros de extensão e é cercada de deques de observação ao ar livre. E, pode ter certeza, vale a pena congelar alguns minutos lá fora. Afinal, não é todo dia que se tem a sensação de estar tocando no cume do Jungfrau.
Depois de seis horas visitando as atrações do Topo da Europa, é hora de retornar à Interlaken. A descida pode ser feita pelo outro percurso possível, a partir de Grindelwald e de lá retorna-se à estação de Interlaken-Ost para aquele merecido descanso e para conferir como ficaram as fotos de um dia inesquecível.
No próximo domingo, Lucerna, cidade suíça que foge dos tons cinza; e o impressionante Monte Titlis.
O jornalista viajou a convite do Switzerland Tourism e da Swiss Air Lines.