Turismo

Cavaleiros medievais vão invadir parque de Carambeí, e você pode ser um deles

Rafael Costa
22/09/2017 18:21
Thumbnail

Ator caracterizado como um cavaleiro hospitalário do século 13. Foto: Divulgação

Torneio de espadas, arco e flecha e a vida como ela era na Idade Média. Quem se interessa por livros, jogos e séries de tevê inspiradas nesta época da história terá uma chance de fazer uma imersão nos dias 18 e 19 de novembro, quando o Parque Histórico de Carambeí promove a Feira Medieval.
O evento terá o formato de um “museu interativo”, conforme explica Lucas Kugler, historiador e coordenador do Núcleo Educativo do parque.
Cada espaço terá um personagem com trajes históricos simulando práticas do cotidiano medieval e dando explicações para o público.
Entre as fontes escolhidas pelos historiadores do núcleo estão a história dos vikings — retratados em uma popular série homônima de televisão —, a cultura celta e a época das Cruzadas.
“ O período medieval é muito extenso e abrange várias culturas e povos. A ideia é usar alguns dos elementos mais reconhecíveis por meio da cultura popular hoje”, diz Kugler.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Oficinas e combate
Além das lições ilustradas sobre a Idade Média, o evento também terá uma programação interativa, com oficinas e até uma batalha campal.
Haverá oficina de tranças vikings e de confecção de escudos heráldicos (decorados com brasões de família).
Quem curte uma guerra pode entrar no torneio de “swordplay” (combate com réplicas de espada) e participar da grande batalha campal que feira vai promover. As lutas serão feita com armas de espuma (“boffers”), que o visitante vai precisar aprender a fazer e levar ao parque. A atividade vai depender da adesão do público.
Ponte no Parque Histórico de Carambeí. Foto: Divulgação
Ponte no Parque Histórico de Carambeí. Foto: Divulgação
Interesse
A estimativa do Parque Histórico de Carambeí é receber entre 700 e mil visitantes na Feira Medieval.
Segundo Kugler, a aposta do evento é despertar o interesse dos fãs de cultura geek e de séries.
Embora as reencenações sejam baseadas na literatura sobre o período, a feira terá atores usando trajes de personagens não históricos, mas com “referências históricas da Idade Média”, como Jon Snow,  de “Game of Thrones”.
“Esta obra retrata um conflito de dinastias que brigam pelo poder da coroa e é inspirada na Guerra das Rosas, que aconteceu na Inglaterra, e em que houve esta descentralização do poder, com reis e vassalos criando guerras civis. É uma temática presente no ‘Game of Thrones’, e que ajuda a entender um pouco do imaginário medieval”, explica.

Feira Medieval

LEIA TAMBÉM