Turismo

Mais de 100 voos estão cancelados no país por causa da crise de abastecimento

Redação, com informações da Folhapress
25/05/2018 12:31
Thumbnail

Viajar é tudo de bom. E é possível pagar menos com planejamento. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Até o fim da tarde desta sexta-feira (25), pelo menos 109 voos domésticos foram cancelados nos aeroportos do Brasil devido à crise de abastecimento de combustível: 46 da Latam, 35 da Azul, 26 da Avianca e dois da Gol.
É possível conferir a origem e o destino no site de cada companhia aérea. Os notificados estão sendo atualizados ao longo de todo o dia, conforme ocorrem novidades em relação à greve dos caminhoneiros, que chega hoje ao seu quinto dia.
De qualquer forma, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sugere que os passageiros que têm voos marcados para os próximos dias busquem informações diretamente com as companhias antes de se deslocarem para os aeroportos.

11 aeroportos do país estão sem combustível

Além dos aeroportos de Brasília, outros dez aeroportos administrados pela Infraero estão sem combustível nesta sexta-feira (25), quando a greve de caminhoneiros chega ao seu quinto dia.
Os aeroportos em questão são os seguintes: Carajás (PA), São José dos Campos (SP, Uberlândia (MG), Ilheus (BA), Palmas (TO), Recife (PE), Maceió (AL), Goiânia (GO), Juazeiro do Norte (CE) e Vitória (ES).
Outros seis aeroportos ainda têm combustível para operar ao longo do dia: João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Curitiba (PR), Joinville (SC), Campina Grande (PB) e Imperatriz (MA).
Os estoques de combustível estão normais nos aeroportos de Santos Dumont (RJ) e Guarulhos (SP).
A empresa que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre (a Fraport) informou que recebeu mais três carretas com combustível para abastecer os reservatórios, e segue operando normalmente.
O aeroporto internacional de Salvador (que até então estava servindo de ponto de abastecimento para aeronaves de outros estados) informou que pode começar a cancelar voos por falta de condições de abastecimento — só há estoque de combustível até domingo (27).
Voos cancelados
Nesta sexta-feira (25), a Latam cancelou um voo que sairia do Aeroporto Afonso Pena, de Curitiba, devido à paralisação dos caminhoneiros. A companhia também avisou em seu site sobre o cancelamento de um voo que chegaria a Curitiba hoje. Os cancelamentos são resultado da crise de abastecimento nos aeroportos, causada pelas manifestações e bloqueios que começaram na última segunda-feira (21,) em diversas rodovias do Brasil.
O voo LA 3012 sairia de Curitiba hoje às 16h55 com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A chegada à capital paulista era prevista para as 18h. De acordo com informações da Latam, essa operação não será realizada em decorrência da falta de combustível. Da mesma forma, o voo LA 3013, que sairia de Congonhas, em São Paulo, às 15h20 e chegaria ao Afonso Pena às 16h20 também não será operado.
Segundo a Latam, “os passageiros dos voos cancelados estão recebendo toda a assistência necessária”. Parte dessa assistência é a flexibilização das regras de remarcação e reembolso para passageiros afetados. “Os passageiros podem entrar em contato com a Central de Vendas, Informações, Fidelidade e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil) ou procurar uma loja da companhia.
Além disso, para minimizar impactos, os passageiros com partidas, chegadas ou conexões domésticas programadas para hoje nos aeroportos de Brasília, Confins, Goiânia, Maceió e Uberlândia podem alterar seus voos sem a cobrança de taxa de remarcação e das diferenças tarifárias da passagem para nova data, sem multas.”

Outras companhias

De acordo com a Avianca, nenhum voo da empresa saindo de ou chegando a Curitiba foi cancelado até o momento. Mesmo assim, a orientação é para que os passageiros “acompanhem possíveis atualizações por meio do site e, no caso de qualquer alteração em suas viagens, entrem em contato com a empresa pelo número 4004-4040 para a remarcação de suas passagens em novos voos até o dia 5 de junho, sem cobrança de taxa, nem pagamento de diferenças tarifárias”.
Da mesma forma, a Gol afirma que não houve atrasos ou cancelamentos no aeroporto de Curitiba. “Até o momento a GOL não registrou impacto (atraso ou cancelamento) em voos operados em Curitiba em decorrência de desabastecimento de combustível.”
Dos 35 voos cancelados pela Azul, apenas um teria como destino o Aeroporto Afonso Pena: o AD4243, que sairia de Viracopos, Campinas/SP.
Veja a lista completa dos voos cancelados pela Latam em todo o país*:
– LA3706: São Paulo/Congonhas-Brasília
– LA3705: Brasília-São Paulo/Congonhas
– LA3013: São Paulo/Congonhas-Curitiba
– LA3012: Curitiba-São Paulo/Congonhas
– LA3724: São Paulo/Congonhas-Brasília
– LA4601: Brasília- São Paulo/Guarulhos
– LA3202: São Paulo/Congonhas-Belo Horizonte/Confins
– LA3755: Belo Horizonte/Confins-Rio de Janeiro/Santos Dumont
– LA3959: Rio de Janeiro/Santos Dumont-São Paulo/Congonhas
– LA3582: São Paulo/Guarulhos-Brasília
– LA3964: Brasília- Belo Horizonte/Confins
– LA4773: Belo Horizonte/Confins -Vitória
– LA4699: Vitória- Belo Horizonte/Confins
– LA3892: Belo Horizonte/Confins-Brasília
– LA3860:Brasília-Recife
– LA3990:Recife-Brasília
– LA3776:Brasília-Aracaju
– LA4559: Aracaju-Brasília
– LA3027: Brasília-Rio de Janeiro/Santos Dumont
– LA3028: Rio de Janeiro/Santos Dumont-Brasília
– LA3591: Brasília-Campo Grande
– LA3422: Campo Grande-Brasília
– LA3552: Brasília-Imperatriz
– LA3553: Imperatriz-Brasília
– LA3885: Brasília-Campinas/Viracopos
– LA3353: Campinas/Viracopos-Brasília
– LA3531: Brasília-Rio de Janeiro/Santos Dumont
– LA3030: Rio de Janeiro/Santos Dumont-Brasília
– LA3208: Brasília-Belo Horizonte/Confins
– LA3629: Belo Horizonte/Confins-Brasília
*Dados atualizados às 17h19 desta sexta-feira (25).

LEIA TAMBÉM: