Turismo

5 inovações que todos nós gostaríamos de ver nos aviões

Roberto Couto
10/03/2016 22:00
Thumbnail
Entre os 24 finalistas do prêmio Crystal Cabin Award, o mais importante do mundo voltado a inovações dentro das cabines de aviões, o Viver Bem aposta suas fichas em cinco projetos, que inclusive poderiam virar realidade. Os vencedores, em diferentes categorias, serão conhecidos, no dia 5 de abril, em cerimônia que ocorre durante a Feira de Interiores de Aviões, em Hamburgo (Alemanha). A seguir, você conhece os nossos favoritos:
SUPER TELA
Ter um sistema de entretenimento com monitores gigantes e acionados por toque é o sonho de muitos passageiros. E esta é a proposta da Sky Digital, uma tela de 26 polegadas que é cinco vezes maior que o sistema oferecido nas classes econômicas atuais. Os passageiros podem ver filmes, jogar jogos, ouvir música ou navegar na web com várias janelas abertas ao mesmo tempo na Sky Digital.
LEIA TAMBÉM
ENCOSTO DOS SONHOS
O projeto de encosto de cabeça do estudante Manon Kühne, da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, parece oferecer uma solução para as pessoas que têm dificuldade para dormir em voos de longo curso. As abas laterais do encosto se desdobram para revelar uma estrutura de rede que “embala” a cabeça do passageiro enquanto ele se inclina para o lado, impedindo a temida escorregada no ombro de quem está do lado. As abas laterais também oferecem privacidade, escondendo o rosto, de vizinhos intrometidos.
FIM DO APERTO
Espaço nos assentos da classe econômica é artigo de luxo. Mas um projeto de banco “inteligente” do escritório de design Rebel.aero, já patenteado, oferece múltiplos arranjos para que os passageiros possam ajustar a estrutura e até esticar as pernas durante o voo. O “dobramento” do banco, inclusive, permite que a pessoa fique confortavelmente em pé entre o assento e o encosto da frente. O escritório de desing também patenteou um booster infantil que pode ser instalado no banco.
AUTOLIMPANTE
Boeing é finalista com o projeto de um banheiro autolimpante (saiba mais no link) que usa luz ultravioleta para matar 99,99% dos germes. A tecnologia desinfecta todas as superfícies da cabine após cada uso em apenas três segundos. A iluminação é ativada apenas quando o banheiro não está em uso (ou seja, o passageiro deixou o toalete). E ainda: o sistema levantaria e abaixaria o assento da privada automaticamente de modo que todas as superfícies sejam expostas aos raios UV.
CABINE DEMOCRÁTICA
Esta proposta é ousada: acabar com as classes dentro dos aviões. Na cabine “Zodiac”, desaparecem as paredes entre a economia, a executiva e a primeira a favor de um espaço moderno onde as pessoas interagem durante o voo. O projeto, é claro, não elimina as diferentes categorias de poltronas (as mais caras, continuam a virar cama), mas a cabine passa a ter um bar e lounge comuns. (Fotos: divulgação)