Turismo

Mercados de Natal enchem de cor, brilho e alegria cidades da Europa

Roberto Couto
04/12/2015 22:00
Thumbnail

A majestosa praça Gendarmenmarket recebe um dos principais mercados de Natal de Berlim, na Alemanha. (Fotos: divulgação) | picture alliance / dpa

Até o começo de janeiro, os mercados de Natal – com suas barraquinhas repletas de produtos típicos regionais (biscoitos, pães típicos, vinho quente e peças artesanais) e apresentações de corais e bandas locais – enchem de cores, brilho e alegria cidades na Alemanha, Espanha, Reino Unido, República Tcheca, Itália, Áustria e França. Confira a seguir alguns mercados nos destinos da Europa:
ALEMANHA
Berlim
Na majestosa praça Gendarmenmarketcom sua Konzerthaus (ópera) e as catedrais gêmeas (alemã e francesa), em pleno bairro de Mitte, acontece um dos mercados natalinos mais importantes de Berlim. Diversas tendas são montadas no espaço para abrigar vários expositores: de artesanatos e artigos para decoração, passando por produtos regionais até barraquinhas de comidas típicas. Outros mercados famosos de Natal em Berlim ficam em pontos estratégicos da cidade como a Potsdamer Platz e a sua área reservada para esportes de inverno (pista artificial de esqui e patinação no gelo), a Alexanderplatz, o pequeno mercado da Opernpalais e a charmosa feira do Palácio de Charlottenburg. Os mercados de Natal ocorrem até 31 de dezembro na capital alemã.
Dresden
Na cidade barroca que abriga um dos mais antigos mercados de Natal da Europa, há 12 mercados diferentes, que funcionam até 24 de dezembro, com um vasta programação cultural que inclui duas versões do “Oratório de Natal” de Bach na Frauenkirche e na Kreuzkirche, além de exposições temporárias nos museus e o Circo de Natal. O Striezelmarkt é o mercado de Natal mais antigo da Alemanha, com 580 anos de tradição e uma imensa árvore de Natal. Peças de artesanatao de madeira das montanhas Erzgebirge, vinho quente, pão de especiarias estão entre as especialidades da região.
Nuremberg
No Sul da Alemanha, o mercado de Natal de Nuremberg, que remonta ao século 17, tem como um de seus destaques o concerto natalino da igreja barroca de St. Egidien. Também não faltam, é claro, muitas barracas com comidas típicas, decorações natalinas e produtos artesanais, que ficam à venda até o dia 24 de dezembro.
ESPANHA
Barcelona
Barcelona conta com um dos mercados natalícios mais apelativos do panorama europeu. Na praça da Catedral, em pleno bairro Gótico, celebra-se a tradicional Feira de Santa Lúcia, cuja primeira edição remonta a 1786. Nas barraquinhas, comidinhas, produtos artesanais, árvores de Natal naturais, adornos, luzes e figuras do presépio. Também ocorrem desfiles, jogos populares e apresentações de coros natalícios e contos de Natal. O mercado vai até o dia 23 de dezembro.
FRANÇA
Estrasburgo
Bem pertinho da fronteira com a Alemanha, Estrasburgo (capital da região da Alsácia) realiza seu mercado natalino desde 1570. Até 24 de dezembro, quem visita a cidade poderá conhecer o mais antigo mercado de Natal do país, oportunidade única para provar a riqueza de sabores da região e seus disputados “bredeles”, doce típico da época. Toda a cidade se ilumina para as festas da estação, o ar é invadido pelo aroma de canela e especiarias, sinos tocam e igrejas exibem seus corais maravilhosos com crianças, jovens e até os mais velhos. Em mais de 300 barracas espalhadas por 11 pontos da cidade, o turista vai encontrar desde produtos tradicionais de época, sobretudo enfeites e chocolates, a vinho quente, crepes e guloseimas locais. Também ocorrem concertos e atividades para as crianças.
AUSTRIA
Viena
Considerada uma das atrações mais visitadas de toda a Áustria, o Palácio de Schönbrunn, em Viena, também recebe seu mercado natalino até 26 de dezembro. No centro da grande praça, alguns músicos tocam canções natalinas tentando espantar a sensação gélida que as noites de frio em Viena trazem. Além do vinho quente e das frutas caramelizadas, uma fusão de Alemanha, Suíça e Áustria se reúne entre uma barraquinha e outra. Por isso, não deixe de provar o spaetzle – um tipo de massa/nhoque de batatas, a batata suíça recheada, a raclette – queijo quente derretido e a kasekrziner, a típica linguiça de Viena recheada de queijo. Não deixe de visitar ainda o mercado Wiener Adventzauber (foto). talvez seja o mais famoso mercado de Natal de Viena. Localizado em frente ao belo prédio da prefeitura, ele é formado por mais de 150 casinhas de madeira que vendem desde delicados enfeites de natal a luvas, brinquedos de madeira, sem falar nas muitas guloseimas típicas desta época do ano. Os mercados natalinos da capital austríaca ocorrem até 26 de dezembro.
ITÁLIA
Florença
Entre luzes, decorações e casas de madeira, provenientes da cidade alemã de Heidelberg, o mercado na Piazza Santa Croce, em Florença, oferece a oportunidade perfeita para sentir o verdadeiro espírito do Natal alemão em território italiano. De 3 a 21 de dezembro, a atmosfera natalícia conquista a capital da Toscana, com uma oferta gastronômica que inclui clássicos alemães como os “pretzels” ou o “Gluhwein” (vinho quente), para além da inevitável cerveja bávara.
Trento
O mercado de Natal de Trento, que pode ser visitado até 6 de janeiro, é um dos mais famosos e populares da zona dos Alpes. A Praça da Feira converte-se cada ano num conto de fadas onde a ilusão e a magia se respiram em todas as esquinas. Existe uma ampla escolha de doces e especialidades gastronômicas, produtos artesanais, decorações para árvores de Natal e para a casa, velas, composições florais e muitos outros produtos de representam o espírito desta época do ano.
REPÚBLICA TCHECA
Praga
Os mercados de Natal de Praga são conhecidos popularmente como os mais românticos da Europa. Os principais ficam na Praça Velha e na Praça de Wenceslao e outros mais pequenos em Havel e na Praça da República.Os produtos que se vendem vão desde os artigos em vidro, jogos em madeira, velas aromáticas, joalharia feita à mão, peças de cerâmica, chapéus, cachecóis, fantoches e árvores de Natal. Vale a pena provar os produtos e especialidades locais que são elaboradas nos diversos quiosques, como as salsichas e o vinho quente com especiarias. As feiras ocorrem até 1.º de janeiro.
REINO UNIDO
Londres
Na capital britânica, o Southbank Centre Christmas Market se estende pelas margens do Rio Tâmisa, rodeado por cartões-postais como o Big Ben, a London Eye e a Ponte de Waterloo. De sabonetes artesanais a bonecos de madeira, as barracas misturam-se ao carrossel das crianças e as quiosques de comidas, que incluem vinho quente e salsichas alemãs. A feira ocorre até 24 de dezembro.
SERVIÇO
Operadoras oferecem pacotes para dezembro que permitem visitar alguns dos destinos com mercados de Natal. Confira três opções da Interpoint:
Em Berlim, três noites com hospedagem no Hotel Regent (categoria luxo). Inclui café da manhã e locação de carro de categoria média. Preço por pessoa, válido até 15 de dezembro: 1.013 euros.
Em Dresden, três noites com hospedagem no Taschenbergpalais Kempinski (categoria luxo). Inclui café da manhã e locação de carro de categoria média. Preço por pessoa, válido até 15 de dezembro: 980 euros.
Em Estrasburgo, três noites com hospedagem no hotel  Chateau de L ‘Ile (categoria luxo). Preço por pessoa, válido até 15 de dezembro: 1.087 euros. Inclui café da manhã e locação de carro de categoria média.