Turismo

Mesmo com passagens já vendidas, aérea cancela voos entre Brasil e EUA

Guilherme Grandi
28/03/2018 13:50
Thumbnail

A American já operou também voos em Curitiba e Porto Alegre, mas agora atenderá apenas quatro cidades do Brasil. Foto: Aeroporto DFW/divulgação.

Três rotas diretas da American Airlines entre os EUA e o Brasil serão suspensas a partir do mês de agosto, e duas frequências que partem de São Paulo e Rio de Janeiro serão reduzidas. A notícia foi confirmada pela companhia nesta quarta-feira (28), que afirmou que está “apenas gerenciando a capacidade no Brasil em resposta às condições de mercado que não se recuperaram tão rapidamente quanto esperávamos”.
A companhia afirma que  vai continua a atender quatro destinos no país com 59 voos semanais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Manaus.
As mudanças começam em agosto, logo depois das férias de verão norte-americanas, e irão afetar voos que partem de São Paulo-Guarulhos, Rio de Janeiro-Galeão e Belo Horizonte-Confins. Veja abaixo quais serão as rotas canceladas ou reduzidas:
Belo Horizonte – Miami: cancelamento da rota toda a partir do dia 21 de agosto.
São Paulo – Miami: cancelamento do voo diurno a partir do dia 21 de agosto (há ainda dois voos adicionais).
São Paulo – Los Angeles: redução para 4 voos semanais a partir do dia 19 de dezembro.
Rio de Janeiro – Nova York: redução para 5 voos semanais a partir do dia 21 de agosto (voos diários sazonais a partir de dezembro de 2019).
Rio de Janeiro – Dallas: cancelamento da rota toda a partir do dia 19 de dezembro.
Os passageiros que já possuem bilhetes marcados a partir destas datas devem entrar em contato com a American Airlines. O anúncio de suspensão das rotas vai na contramão das companhias aéreas brasileiras, que estão aumentando as frequências para os Estados Unidos desde meados do ano passado. A Avianca, por exemplo, passou a voar direto para Nova York, a Gol voltará a operar a rota para a Flória, a Latam iniciará frequências para Boston e Las Vegas, e a Azul incrementou o serviço de Orlando e Ft. Lauderdale.
(Foto: Wikimedia Commons)
(Foto: Wikimedia Commons)

Novos voos

Por outro lado, a companhia anunciou 11 novas rotas diretas entre os EUA e outros países da América Latina. O vice-presidente de planejamento da American, Vasu Raja, informou que a empresa está comprometida em oferecer mais opções de voos diretos para o México e a América do Sul, “com mais voos diretos que proporcionem melhores conexões para os viajantes”.
A Argentina e o México são os países que mais ganharam voos diretos da American Airlines, mas há também novas rotas para a Colômbia, Venezuela, Guiana e Caribe. Veja abaixo as novas frequências e as datas previstas de estreia:
2 de abril: Miami – Córdoba (Argentina)
5 de julho: Filadélfia – Cidade do México (México)
19 de dezembro: Los Angeles – Buenos Aires (Argentina)
19 de dezembro: Dallas – Oaxaca (México)
20 de dezembro: Miami – Georgetown (Guiana)
20 de dezembro: Miami – Pereira (Colômbia)
Rotas já existentes, mas que serão reforçadas:
Partindo de Miami: Caracas (Venezuela) e Antigua (Antigua e Barbuda).
Partindo de Dallas: Cancun, San Jose del Cabo e Torreon (México).
As vendas para as novas rotas e as reforçadas começam em abril.
LEIA TAMBÉM: