Turismo

Onde o sol nasce primeiro

Agência RBS
02/03/2014 03:20
Sim, o sol nasce para todos. Mas é na Paraíba que os primeiros raios luminosos atingem o Novo Mundo todas as manhãs. Antes das 5 horas, o Farol do Cabo Branco – localizado na Ponta do Seixas, em João Pessoa – se ilumina com o crepúsculo matinal.
Com ou sem sol, a vista do mar a partir do farol, situado em um paredão de cerca de 40 metros de altura, é um dos pontos altos – e isso não é um reles trocadilho – da capital paraibana. A algumas centenas de metros do farol, ponto turístico mais famoso e visitado da capital, fica a Estação Ciência Cultura e Artes Cabo Branco – as duas estruturas fazem parte da Zona Especial de Preservação do Parque do Cabo Branco. Projeto de Oscar Niemeyer inaugurado em 2008, o centro cultural tem área construída de mais de 8 mil quadrados, incluindo hall de exposições, café, restaurante e terraço panorâmico.
Fundada em 1585, João Pessoa é a terceira capital mais antiga do país. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Centro Histórico tem imóveis com mais de 400 anos, nos estilos barroco, rococó, maneirista, colonial e art-noveau. Na paisagem urbana ­­destacam-se a Igreja da Misericórdia (1586), a Catedral de Nossa Senhora das Neves (1602) e o Centro Cultural São Francisco, uma das estruturas barrocas mais relevantes do país, construída entre 1589 e 1799.
Classificada pela Orga­­­nização das Nações Unidas (ONU) em 1992 como uma das cidades mais verdes do planeta, João pessoa é o destino brasileiro com maior extensão de praias urbanas próprias para banho (30 quilômetros).