PUBLICIDADE

Turismo

Cinco países da América Latina estão na lista dos melhores para visitar em 2018

Ranking anual realizado pelo jornal norte-americano The New York Times incluiu regiões específicas ou países inteiros, como a Colômbia

Lista anual de destinos para se visitar selecionou cinco regiões e países latino-americanos (Foto: Bigstock)

No ranking dos melhores países a serem visitados em 2018, o jornal norte-americano The New York Times incluiu cinco representantes da América Latina, na seleção de 52 destinos. Espalhados pela lista, a Colômbia foi o país que melhor se destacou, ocupando o segundo lugar no ranking mundial.  Os outros são Chile, México, Peru e Bolívia em diversas posições no ranking mundial.

O jornal ressalta que a abertura do país latino, depois de meio século de guerra civil, trouxe um crescimento de 250% no turismo nos últimos 10 anos. Em Bogotá, a capital, novos hotéis de luxo foram construídos e o cenário gastronômico, no mesmo período, também cresceu, atraindo cada vez mais turistas.

>> Entenda por que o Brasil não tem companhias “low cost”, como na Europa

A Colômbia, com todas as regiões, entrou na lista do jornal The New York Times (Foto: Pixabay)

A Rota dos Parques no Chile ficou em 6º lugar no ranking mundial. São cerca de 2.400 quilômetros de terras que ligam 17 parques nacionais, passando pelas florestas da região da Patagônia, vulcões cobertos de neve e costa de natureza selvagem.

A região recebeu recentemente proteção ambiental do país, o que a torna oficial.

Ao total, 17 parques nacionais do Chile compõem a Rota dos Parques, indicada pelo jornal para o sexto lugar (Foto: Wikimedia Commons)

A região da Costa Leste e Corridor Los Cabos do México ocupa o 11º lugar, com atrações que vão desde resorts com tudo incluso a hotéis fazendas que oferecem atividades variadas, como ioga e hiking.

Região de Los Cabos, no México, também entrou na lista (Foto: Reprodução)O Peru é representado por uma região não tão conhecida: Kuélap, que ocupa a 29ª posição no ranking geral. Com o aumento no tráfego de turistas para Machu Picchu, a região recebeu restrições e a indicação do jornal é para que se busque o destino mais ao norte do país.

Lá há sítios arqueológicos da era pré-Inca, com vistas de florestas e montanhas, e o aceso se tornou mais fácil desde 2017.

Localizada mais ao norte do país, a região de Kuélap pode receber tantos turistas quanto Machu Picchu (Foto: Wikimedia Commons)

O último destino latino-americano representado na lista é a capital La Paz, na Bolívia. A cidade ocupa o 38º lugar e dois aspectos foram essenciais para o crescimento no turismo da capital: a culinária e o novo sistema de transporte por teleférico, que oferece vistas incríveis da região.

Opções de passeio por La Paz fizeram com que a capital boliviana conquistasse uma posição no ranking do jornal norte-americano (Foto: Wikimedia Commons)

O ranking

Em primeiro lugar no ranking mundial está a cidade de New Orleans, no estado de Louisiana, nos Estados Unidos, que ainda se recupera dos estragos do furacão Katrina, atingida em 2005, e completa 300 anos de história em 2018.

“Não existe nenhuma cidade no mundo como New Orleans. A diversidade de influências, que vão da Europa à população indígena, se expressam em uma multitude de maneiras que definem New Orleans na imaginação americana: música, comida, língua, e assim vai”, justifica o jornal.

A cidade de New Orleans é considerada única e ganhou o primeiro lugar no ranking de 2018 (Foto: Wikimedia Commons)

 

Na maior parte da lista, o ranking prioriza por regiões ou cidades específicas, mas há exceções, em que os países completos são indicados como tendência para 2018.

Não há nenhum destino brasileiro na lista de 2018.

Confira os 10 primeiros destinos selecionados pelo The New York Times:

1º – New Orleans, Louisiana, Estados Unidos.

2º – Colômbia.

3º – Basilicata, Itália.

4º – Caribe.

5º – Vierwaldstättersee, ou Lago Lucerna, Suíça.

6º – Rota dos Parques, Chile.

7º – Província de Gangwon, Coréia do Sul.

8º – Cincinnati, Ohio, Estados Unidos.

9º – Butão.

10º – Glasgow, Escócia.

A lista completa dos 52 países, regiões e cidades pode ser vista aqui.

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE