Turismo

Passageira vê no Twitter, em pleno ar, que está atrapalhando o vizinho

Roberto Couto
04/04/2016 15:00
Thumbnail

A cena do rabo de cavalo sobre a tela de quem está atrás viralizou na Twitter. Foto: reprodução.

Quem já viajou de avião, normalmente, se lembra de alguma história de mau comportamento de outro passageiro. O mais recente caso, que acabou viralizando na internet, no dia 30 de março, foi o desconforto de um passageiro, durante um voo entre Houston e Boston, nos Estados Unidos, que foi surpreendido por um rabo de cavalo que caiu sobre a tela em que ele assistia a um filme.
Claramente descontente com o espaço em seu assento, a mulher jogou o cabelo para trás, que acabou caindo sobre a tela da outra pessoa. O que a passageira do rabo de cabelo não esperava é que próximo a ela estivesse Dante Ramos, colunista do Boston Globe, que postou na hora uma foto do incidente no Twitter. E a legenda era: “Parabéns à jovem do rabo de cabelo no assento 22B. Você inventou uma nova forma de ser horrível a 35 mil pés”.  E não deu outra: foram 7 mil retweets em menos de 24 horas.
LEIA TAMBÉM
Congrats to the ponytailed young woman in seat 22B. You’ve invented a whole new way to be awful at 35,000 feet. pic.twitter.com/VWTPMI5JrM
— Dante Ramos (@danteramos) 29 de março de 2016
Muitos no site de mídia social sugeriram que a pessoa sentada atrás deveria cortar o rabo de cavalo agressor. Outros aconselharam a misturar o cabelo com uma bebida ou alguma goma de mascar. Um usuário afirmou que o rabo de cavalo poderia ter um uso prático: o passageiro prejudicado poderia usá-lo para se levantar na hora de deixar a aeronave. O colunista do Boston Globe, no entanto, interveio mais tarde, explicando que a passageira, envergonhada, retirou o cabelo da tela, depois de tomar conhecimento da situação ainda em pleno ar.
Ranking
O caso anterior mostra como é importante que as pessoas saibam respeitar o espaço das outras em ambientes públicos e, mais ainda, em locais fechados como em um avião de passageiros. A cena descrita a seguir, inclusive, é bem mais corriqueira: a pessoa está quase cochilando durante o voo e, de repente, ela leva aquele susto, pois quem está acomodado no assento de trás começa a empurrar (ou pior, chutar!) o encosto do banco. Esse mau comportamento foi eleito, no ano passado, como o mais irritante dentro de uma aeronave, segundo a pesquisa Airplane Etiquette Study, do site Expedia, que apontou os dez piores hábitos durante uma viagem de jato.
O estudo foi realizado com 1.059 passageiros norte-americanos e 61% dos entrevistados apontaram que “empurrar/chutar o encosto do banco de quem está na frente” é o comportamento mais inconveniente. Em segundo lugar, com 59% dos votos, ficou a mania de muitos pais deixarem os filhos soltos dentro da aeronave.
Passageiros com mau cheiro ficou em terceiro lugar (50%), seguido pela prática de muitas pessoas de ouvirem som em volume elevado, que ficou na quarta colocação (também 50%). Aqueles que exageram na bebida durante o voo e fazem um show dentro da cabine ficaram em quinto lugar na lista, irritando 45% dos entrevistados. Para 43% dos americanos ouvidos, quem puxa papo acaba se tornando um chato, ficando na sexta colocação entre os hábitos mais irritantes.
A mania de alguns passageiros de simplesmente se recusarem a despachar suas malas, lotando o bagageiro, ficou na sétima colocação (38% dos entrevistados consideraram esse hábito inconveniente). Já a prática das pessoas apressadas de se levantarem para desembarcar assim que o avião pousa ficou na oitava colocação entre os piores hábitos (35%).
O nono comportamento mais inconveniente, segundo 32% dos entrevistados, é quando alguém passa a viagem toda com o encosto do banco reclinado, sem se importar com o passageiro que está atrás. O  top 10 dos hábitos mais irritantes foi fechado pela mania de muitas pessoas de segurarem a fila que segue pelo corredor do avião, pois elas param assim que veem um espaço vazio no compartimento superior (32%).