Turismo

Jardim Botânico e Ópera de Arame são os “queridinhos” na Linha Turismo

Rodrigo Batista, especial para a Gazeta do Povo
26/01/2018 12:00
Thumbnail

Jardim Botânico é o local preferido de parada dos passageiros da Linha Turismo. Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo. | Gazeta do Povo

O Jardim Botânico e a Ópera de Arame foram eleitos os dois principais destinos turísticos pelos passageiros da Linha Turismo de Curitiba no ano de 2017 — é o que apontou  uma pesquisa realizada pelo Instituto Municipal de Turismo.
O Botânico ficou em primeiro lugar na preferência dos visitantes, com 16,8% de citações, seguido pela ópera de Arame, com 12,3%.
Outros locais também foram citados pelos entrevistados. Na sequência de pontos de parada preferidos pelo público apareceu a Praça Tiradentes, com 10,5%; o Museu Oscar Niemeyer, com 10,1%; o Parque Tanguá, com 9,9%; a Torre Panorâmica, com 6,8%; Santa Felicidade, com 5,9%; e o Bosque Alemão, com 4,3%.
Botânico é a parada preferida dos visitantes que passeiam na Linha Turismo em Curitiba. Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo.
Botânico é a parada preferida dos visitantes que passeiam na Linha Turismo em Curitiba. Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo.
Segundo a coordenadora da pesquisa, Carla Männich, as atrações se se destacam sobretudo pelas referências que os turistas buscam com amigos, parentes e na internet antes de visitarem a capital.
O Viver Bem ouviu visitantes dos dois locais mais procurados para saber os motivos dessas escolhas e o que mais os atrai nos dois primeiros colocados.

A natureza do Botânico

Quando o assunto é o Jardim Botânico, os entrevistados são unânimes em dizer que o paisagismo e a fama do local fora de Curitiba é o que despertam mais a curiosidade. O jardim é considerado aconchegante e traz tranquilidade aos turistas pela proximidade com a natureza.
Considerado o principal cartão postal de Curitiba, o Jardim Botânico foi o primeiro ponto de parada na Linha Turismo da professora Gisele Tanaka, 34 anos, que é de Campinas (SP) e está em Curitiba de férias. Ela veio acompanhada da prima, a merendeira Maria Aparecida de Amorim, 62, que mora na capital. “Sou descendente de japoneses e por isso gosto de parques. Recebi referências do parque pela minha prima. Em Campinas não temos parques bonitos como esse”, diz a professora.
Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo.
Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo.
A paisagem do parque também encanta a moradora da capital. “Já vim aqui várias vezes. O que mais gosto é das exposições de orquídeas”, diz. Outra questão apontada pelas primas é a facilidade da Linha Turismo para chegar a esses locais, tendo em vista que nem sempre há tempo para conhecer todos os pontos de visitação da capital. Em seu passeio por Curitiba, a professora também tinha como ponto certo de visitação o Museu Oscar Niemeyer.

Estrutura da Ópera

A Ópera de Arame também é bastante conhecida fora de Curitiba, em especial por causa dos shows realizados no local e pela sua arquitetura. Os turistas ouvidos pelo Viver Bem citaram, ainda, a natureza ao redor como um dos maiores motivos para contemplar o ponto turístico.
Moradora de Recife (PE), a assistente fiscal Isabela Albuquerque, 28, veio a Curitiba acompanhar familiares que vieram a trabalho. Com isso, ela aproveitou para “turistar” pela cidade e desembarcou do ônibus turístico na Ópera de Arame. “Já tinha ouvido falar daqui, mas o que mais me impressionou foi essa estrutura, que é maravilhosa”, diz a turista.
A turista Isabella. Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo.
A turista Isabella. Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo.
Isabela pretende voltar a capital em junho deste ano em busca do frio. “Eu vim preparada para o frio nesta viagem, mas só encontrei calor”, brinca. Ela também usou a linha turismo para visitar o Jardim Botânico.
Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo.
Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo.
A secretária executiva Claudia Hamada, 40, e seu marido, o professor de Educação Física Mario Hamada, 38, aproveitaram o feriado na capital paulista (que completou 464 anos na quinta-feira, 25), onde moram, para visitar Curitiba. Claudia já conhecia o ponto turístico por causa de um show dos cantores Fernando e Sorocaba, gravado na Ópera de Arame. “O design é muito interessante e bonito”.
LEIA TAMBÉM