Turismo

Quando a mala é roubada no hotel e a culpa é do próprio turista

Guilherme Grandi
04/08/2018 12:00
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Segundo especialistas, os furtos em áreas comuns dos hotéis são de responsabilidade do turista. Foto: Bigstock

Ter a mala furtada na hora de fazer o check-in no hotel não é uma situação incomum. Pode acontecer enquanto o hóspede preenche a ficha de entrada ou passa o cartão de crédito, por exemplo. Mas de quem é a culpa quando isso acontece?
A questão gera muitas dúvidas tanto em turistas como em juízes que analisam processos contra os hotéis. De acordo com o advogado Kristian Pscheidt, que recebe muitas demandas assim, tudo depende da área em que ocorreu o roubo.
O roubo de malas em áreas comuns não é de responsabilidade do hotel, segundo o especialista. Foto: VisualHunt.
O roubo de malas em áreas comuns não é de responsabilidade do hotel, segundo o especialista. Foto: VisualHunt.

Negligência

Segundo ele, em via de regra, os furtos em áreas comuns dos hotéis são de responsabilidade do turista. “A grande maioria dos hotéis permite que o público externo vá ao restaurante, por exemplo, e circule livremente pelo saguão. É neste espaço aberto que o hotel tem a responsabilidade relativizada”, explica.
Em situações como esta, o hóspede pode ser considerado negligente por não zelar pela sua bagagem. “No contexto de hoje em dia no país [de falta de segurança], ninguém deixa uma mala ou uma bolsa jogada numa cadeira ou poltrona em qualquer lugar, no hotel não pode ser diferente”, completa o advogado.
Já as bagagens furtadas no quarto ou sob guarda são de responsabilidade do hotel. Foto: Unsplash.
Já as bagagens furtadas no quarto ou sob guarda são de responsabilidade do hotel. Foto: Unsplash.

Ou não

Por outro lado, se o turista chegou para fazer check-in e deixou a bagagem com o mensageiro ou recepcionista, aí sim a culpa será do hotel e passível de indenização.
De acordo com Kristian Pscheidt, o mesmo ocorre com malas furtadas de despensas ou do quarto do turista: “neste caso é dever do hotel zelar pela bagagem, e a indenização será dentro de uma razoabilidade do que havia nela”.
Ele explica ainda que não existe uma tabela de indenização semelhante às aplicadas pelas companhias aéreas. É uma questão de o hóspede provar que tinha determinadas peças na mala, e do hotel provar o contrário. “É o ‘ônus da prova’, que ambas as partes precisarão chegar a um acordo”, completa.
Fique sempre atento aos seus pertences pessoais. Foto: Unsplash.
Fique sempre atento aos seus pertences pessoais. Foto: Unsplash.

Como se proteger

O advogado explica que o melhor jeito de se proteger de furtos em hotéis é ficar de olho na bagagem e cuidar dos pertences mais caros.
Veja estas 5 dicas de como evitar que seus pertences pessoais sejam levados durante a estadia no hotel:
1- nunca perca a sua bagagem de vista desde a chegada até subir para o quarto.
2- não aceite ajuda de pessoas estranhas que não estejam devidamente identificadas como funcionários dos hotéis.
3- se certifique de ter um lacre ou cadeado fechando a mala, isso ajuda a provar se a bagagem foi aberta.
4- coloque os objetos de valor no cofre do quarto ou da recepção, isso transfere a responsabilidade de zelar pelos itens de você para o hotel.
5- ao menor sinal de furto ou roubo, avise imediatamente a gerência.
“No atual contexto de segurança pública, os tribunais passaram a ver que não dá mais para culpar apenas os hotéis pela responsabilidade por furtos e roubos em áreas comuns. Os hospedes também precisam se preocupar”, completa Kristian Pscheidt.
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