Turismo

Quer ver neve? Confira a lista de cinco destinos congelantes

Bruna Covacci
06/11/2015 09:00
Thumbnail
A estação mais fria do ano por si só já possibilita um leque de atividades. Mas em alguns destinos a neve é a protagonista: ela permite esquiar, patinar, fazer bonecos e se divertir de montão. Em alguns destinos, o período de baixas temperaturas ocorre no meio do ano, enquanto em outros no fim do ano. Ou seja, é possível curtir a neve em qualquer época. O AlugueTemporada, representante no Brasil do grupo HomeAway – listou destinos em que a neve é a atração principal e compõe um cenário perfeito para conhecer e se apaixonar.
1- Lake Tahoe (EUA)
A neve por lá começa a cair em novembro e a temperatura fica mais baixa em dezembro, chegando a marcar cinco graus negativos. Não faltam boas opções de esporte. Além do esqui, é bem comum ver aos montes praticantes de snowboard, patinação no gelo, cross-country (corrida), sledding (trenó na neve), tubbing (boia para escorregar), snowmobile (moto de neve) e por aí vai. Para quem é fera na prática e está em busca de pistas cumpridas e com certo grau de dificuldade, a região North Tahoe é uma ótima opção. É lá que está a Squaw Valley, estação também recomendada para famílias, com shopping centers, recreação e restaurante agradando todas as faixas etárias. Já para quem busca começar a esquiar em grande estilo, a dica é ir para a região sul (South Tahoe), mais precisamente para Heavenly. O local tem uma vista incrível para o lago da cidade.
2- Bariloche (Argentina)
A cidade é tão hermana que também é conhecida como “Brasiloche”. Localizada na Província de Rio Negro, Bariloche é um dos destinos preferidos do brasileiro para ver neve no inverno, principalmente nas férias de julho. As estações de esqui da região estão entre as mais famosas de toda a América do Sul e podem ser aproveitadas tanto por iniciantes quanto por esquiadores mais experientes. Um dos locais mais visitados é a montanha Cerro Catedral, onde é possível alugar os equipamentos e participar de outras atividades, muitas delas voltadas para o público infantil.
3- Aspen (EUA)
Não dá para pensar em neve sem pensar em Aspen. Localizada no estado do Colorado, é um dos principais destinos de inverno nos Estados Unidos e reúne muitas estações de esqui. As principais delas estão concentradas em quatro montanhas: Buttermilk e Snowmass, indicadas para iniciantes no esporte, Ajax e Highlands mais procuradas pelos praticantes assíduos. A temporada de inverno começa no final de novembro, chegando ao ápice em meados de dezembro. Vale aproveitar a visita para se aventurar em um passeio de trenó puxado por cães. A região também é ótima para quem não deixa as compras de lado, com variadas opções de grifes e points gastronômicos.
4- Mendonza (Argentina)
Conhecida como a terra do bom vinho, Mendoza é o centro viticultor mais importante da América do Sul, responsável pela produção de 10 milhões de hectolitros anuais da bebida. Durante o inverno, a neve cobre a cordilheira de branco e é possível esquiar na estação de Los Penitentes. Graças à combinação de clima seco e excelente qualidade do solo é que castas de uvas como Malbec, Cabernet Sauvignon, Tempranillo e Chardonnay tornaram os produtos locais tão apreciados mundo afora. Uma ótima pedida para conciliar a prática esportiva com uma deliciosa degustação de vinhos!
5- Santiago (Chile)
Terra do poeta Pablo Neruda e dos atuais campeões da Copa América de futebol, o Chile ainda por cima é um dos locais mais belos da América Latina para ver e curtir a neve. Dentre os points mais famosos estão o Valle Nevado, uma estação de esqui com 39 pistas e quatro níveis de dificuldade e a El Colorado, outra estação, com restaurantes, escola de snowboard, além de aluguel de equipamentos. Para quem não quer esquiar, Santiago também tem museus como o de Arte Contemporânea, de Belas Artes, de Arte Pré-colombiana, de História Natural, e o da Solidariedade Salvador Allende.