Turismo

Roteiros para os aficionados por turismo arqueológico

Amanda Milléo
20/06/2015 15:20
Thumbnail

No Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara recebe turistas que podem conhecer pinturas rupestres.

No Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, recebe turistas que podem conhecer pinturas rupestres. 
No roteiro de férias dos “Indiana Jones” da vida real não pode faltar: ficar frente a frente com dinossauros e homens das cavernas, ver de perto os resquícios deixados em pinturas rupestres e objetos pré-históricos e sentir a rotina dos antigos habitantes nos primórdios da civilização humana. O chamado “arqueoturismo” tem roteiros na França, em Portugal, na Austrália, na África e até mesmo no Brasil. São sítios arqueológicos, como a caverna de Lascaux, o Parque Nacional Serra da Capivara  e o Australian Age of Dinosaurs  que merecem ser descobertos.
Parque Nacional Serra da Capivara (BRASIL)
No sudeste do Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara protege 912 sítios arqueológicos, que são a casa de 657 pinturas rupestres, parecidas com as encontradas na França e Austrália. Destes, três sítios abertos ao público apresentam os mais antigos vestígios da presença humana na região, como a Toca do Boqueirão da Pedra Furada (foto acima), com fogueiras estruturadas e grande quantidade de artefatos de pedra lascada. Ao todo, a região reúne 173 sítios arqueológicos abertos ao público.
Parque Estadual Monte Alegre (BRASIL)
Um complexo de serras, vales, cavernas e painéis de pinturas rupestres capazes de questionar a origem do homem nas Américas formam o Parque Estadual Monte Alegre, no Pará. São 19 sítios arqueológicos, entre trilhas,  na parte baixa do parque, onde estão localizadas a Pedra do Pilão, um mirante natural, além dos desenhos em painéis e as principais cavernas.
Caverna de Lascaux (FRANÇA)
Conhecida por “Capela Sistina” da arte rupestre, a caverna de Lascaux ganhou uma réplica, a Lascaux II, que está localizada no sudeste do França e reproduz dois dos espaços mais significativos da original, a Sala de Touros e o Divertículo Axial. Para as famílias com crianças, o passeio pelo Thot (foto), espaço Cro-Magnon, ao lado da réplica da caverna é indispensável.
Caverna de Chauvet (FRANÇA)
Escondidas na caverna de Chauvet, as inscrições pré-históricas mais antigas encontradas até o momento, datadas de 30 mil e 36 mil anos atrás, ganharam uma réplica a cerca de um quilômetro da original. Há reproduções de pinturas rupestres de cavalos, ursos, leões, bisões e até mesmo a palma das mãos dos antigos habitantes.
Grutas de Réclère (SUÍÇA)
As grutas de Réclère, na Suíça, são o melhor destino a quem quer passar por cavernas, estalactites, estalagmites e se vislumbrar com o parque pré-histórico. Há ainda 45 réplicas de dinossauros em tamanho natural espalhadas pelo local no noroeste da Suíça.
Vale do Côa (PORTUGAL)
Pinturas rupestres são a primeira lembrança quando pensamos nas mensagens deixadas pelos homens pré-históricos. Porém, na foz do rio Côa, em Portugal, os antepassados preferiram uma forma mais durável de registrar o cotidiano: gravação em pedras. Três dos principais sítios de arte rupestre paleolítica são possíveis de visitar no Vale do Côa: Canada do Inferno, Penascosa e Ribeira de Piscos.
Sterkfontein, Swartkrans e Kromdraai (ÁFRICA DO SUL)
Os fósseis humanos mais antigos podem ser vistos nas regiões de Sterkfontein, Swartkrans, Kromdraai, na África do Sul. Quem quiser aprender mais sobre a evolução humana deve passar por lá, especialmente pelo Sítio Berço da Humanidade, ou Cradle of Humankind, onde foram encontrados cerca de 40% dos fósseis de ancestrais humanos. Na região de Sterkfontein, é possível explorar as cavernas em um tour e sair para um passeio de barco a um lago subterrâneo que ilustra a formação do planeta.
Age of Dinosaurs  (AUSTRÁLIA)
Se você é daqueles que prefere colocar a mão na massa durante as férias, que tal aproveitar a vontade e ajudar a escavar alguns ossos de dinossauros na Austrália? A ONG não governamental Australian Age of Dinosaurs proporciona essa experiência, para maiores de 18 anos. São sete dias, com cinco a seis de escavação e um dia de turismo pela área, próxima à cidade de Winton, no estado de Queensland.
Serviço:
Saiba mais informações sobre os parque e como visitá-los:
No Parque Nacional Serra da Capivara, no Pará,  a presença de um guia durante o passeio é obrigatória e o pagamento é feito à parte direto com os condutores locais cadastrados ao Parque. Mais informações no site do parque ou pela página do Instituto Chico Mendes.
No Parque Estadual Monte Alegre, no Piauí, não há custo nenhum para visitar o parque, mas é preciso passar na base administrativa do parque, que fica na cidade de Monte Alegre (não há site).
Como explorar as regiões de Sterkfontein, Swartkrans, Kromdraai (África do Sul) pela página.
Vale do Côa (Portugal), mais informações dos três sítios pelo site.
A visita ao Age of Dinosaurs (Austrália) pode ser programada no site.
Mais informações sobre a Caverna de Lascaux (França) na página.
Dicas de como conhecer a Caverna de Chauvet (França) no site.
As grutas de Réclère, na Suíça, também tem um site para visitantes.