Turismo

Seychelles é o endereço do Jardim do Éden

Anna Paula Franco
06/09/2012 03:04
As rotas de fuga de quem quer viajar são quase sempre as mesmas: ir para outro mundo ou um lugar paradisíaco. As Ilhas Seyshelles, no Oceano Índico, ao norte de Madagascar, combinam os dois predicados. E, paraíso alí, não é força de expressão.
O arquipélago com 115 ilhas – entre as de granito e de coral – é o endereço do belo Vallée de Mai (Vale de Maio), considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A reserva natural na ilha de Praslin abriga florestas de palmeiras, entre elas, o coco-do-mar, fruto típico local; e o papagaio negro, ave símbolo de Seychelles. Muitos nativos acreditam que o Vallée de Mai seja o lugar original do bíblico Jardim do Éden, o paraíso de Adão e Eva.
E se o primeiro amor começou por lá, muitos outros são celebrados no destino, um dos mais procurados por casais em lua de mel. Um deles foi Kate Middleton e o príncipe Willian, hoje duquesa e duque de Cambridge, no ano passado. O conjunto natural de fauna, flora e relevo ajuda a criar cenários românticos e inspiradores. O turismo, responsável por 70% da economia do país, tem nas ilhas Seychelles um importante polo de sustentabilidade. Mais da metade (57%) do seu território é de proteção ambiental, o que garante limpeza e equilíbrio ecológico em praias e recantos naturais.
A prática de esportes aquáticos, como mergulho, vela, natação, snorkel, pesca, além de golfe e trilhas são algumas das atividades mais apreciadas pelos vistantes. Há também alta gastronomonia e uma boa rede de SPAs com tratamentos estéticos exóticos e banhos relaxantes.
Infraestrutura
A ocupação humana no arquipélago está em 16 das 115 ilhas. As principais são Mahé, onde fica a capital Vitoria; Praslin e La Digue. O transporte entre elas pode ser feito pelo mar ou em curtos voos regionais. Velejar é a grande atividade de Seychelles. A bordo de lanchas e catamarãs, os turistas observam a fauna marinha no entorno das ilhas e podem curtir o nascer e pôr do sol no oceano. Até mesmo a hospedagem pode ser flutuante, em bangalôs, em hotéis de luxo ou em casas de nativos. O clima tropical completa o pacote: com temperatura entre 24 e 32ºC durante todo o ano, sem ciclones ou variações de marés, Seychelles tem duas estações distintas. A dos ventos noroeste, de dezembro a março, com tempo úmido e quente; e a dos ventos sudeste, de maio a setembro, período mais seco e frio.