Turismo

Trem Orient Express vira restaurante “pop-up” de luxo na França

Roberto Couto
03/05/2016 21:00
Thumbnail

A cada noite, apenas 38 pessoas poderão apreciar as criações do chef Yannick Alléno a bordo do trem com decoração em estilo bélle epóque. Fotos: Divulgação.

Paredes de mogno com marchetaria de design Lalique. Louças de porcelana e taças cristal sobre toalhas de linho branco nas mesas. Delicadas prateleiras de bronze como bagageiro no teto. Todo esse cenário remete ao mítico trem de luxo Orient Express? Sim, é ele mesmo. E dois vagões Pullman originais da famosa composição, que deixou de circular entre Paris e Istambul em 1977, acabam de “renascer” como restaurante “pop-up” (por tempo limitado), que fará viagens de três horas entre maio e julho na França. O nome da experiência: La Table Orient Express.
LEIA TAMBÉM
Os 63 jantares a bordo do Orient Express serão realizados em Paris, entre 30 de maio e 16 de julho e, em Bordeaux, entre 20 e 30 de julho. A cada noite, apenas 38 pessoas poderão apreciar as criações do chef Yannick Alléno, com três estrelas no Guia Michelin, que vai preparar um menu de cinco pratos em parceria com o chef pâtisserie Yann Couvreur. Na capital francesa, com saída da Gare de l’Est, o percurso será entre Paris e Épernay, na Champagne. Em Bordeaux, a partir da estação da cidade no Sudoeste da França, uma viagem entre Bordeaux, Pauillac e Arcachon.
La Table Orient Express<br>Os vagões Pullman originais do Orient Express: uma volta ao passado glamouroso das viagens de trem.
La Table Orient Express<br>Os vagões Pullman originais do Orient Express: uma volta ao passado glamouroso das viagens de trem.
Um campeão de molhos, Alléno é famoso pelo uso de uma técnica denominada “extrações”, em que sabores concentrados são extraídos de ingredientes cozidos a temperaturas baixas. Entre as iguarias que ele irá apresentar nos jantares do Orient Express estão galinha escaldada no leite temperada com limão preto iraniano, canela e cardamomo, alho poró com grãos de caviar e cassoulette de lagosta. Para a sobremesa, Couvreur apresentará criações como ninhos de merengue com morangos e hortelã, servido com creme de baunilha. “Os menus terão referências de cada cidade-sede, refletindo esses destinos, ao mesmo tempo, oferecendo uma viagem ao Oriente, com o uso de especiarias e alguns ingredientes raros provenientes de terras distantes “, revela Alléno.
Vale lembrar que, em 2014, ocorreu uma experiência “quase” similar. Um vagão do Orient Express funcionou como restaurante pop-up durante uma fabulosa exposição sobre o Oriente no Institut du Monde Arabe, em Paris. Só que a composição com decoração em estilo bélle epóque ficou estacionada.
Os jantares, que ocorrerão sempre a partir das 19h30, custam salgados 530 euros por pessoa, mais um adicional de 60 euros para combinação de vinhos (franceses, claro!). Todos a bordo? Mais informações e reservas pelo site.