Turismo

2017: o ano em que os brasileiros invadiram o Uruguai; veja os motivos

Guilherme Grandi
24/02/2018 17:00
Um levantamento divulgado nesta semana mostrou que o Uruguai bateu recorde de visitantes em 2017, com mais de 4,2 milhões de turistas chegando ao país de avião ou pelo mar. Destes, mais de 500 mil foram de brasileiros que visitaram a capital Montevidéu, as praias de Punta del Este e Litoral Termal.
A quantidade de turistas fez o país bater o próprio recorde, e alcançou um aumento de 18,4% em relação a 2016. Argentinos, brasileiros e chilenos são os que mais visitaram o Uruguai no ano passado.
A ministra do turismo do país, Liliam Kechichiam, diz que o objetivo é aumentar ainda mais a presença brasileira por lá. “A meta é chegar a marca de 1 milhão de turistas brasileiros até 2020, com a criação de novas estratégias para potencializar o setor no país”, explica ao ressaltar que pretende trabalhar com empresas privadas para aumentar a quantidade de destinos e rotas.
Se depender dos brasileiros, a meta não deve demorar a ser alcançada. Quesitos como segurança e estrutura são sempre os mais citados entre os turistas que querem visitar o país.
Segurança
Foi a tranquilidade para andar pelas ruas sem perigo que fez a jornalista Bel Victorio passar as férias em Montevidéu. Ela contou ao Viver Bem que sempre ouviu os amigos falarem bem da cidade, e que chegou a cogitar destinos brasileiros para viajar. Mas, na hora de colocar na ponta do lápis, o Uruguai lhe pareceu mais seguro para viajar sozinha. “Achei o país realmente tranquilo e seguro para mulheres”, conta.
Punta del Este também é um dos destinos mais visitados pelos brasileiros. Foto: acervo/Gazeta do Povo
Punta del Este também é um dos destinos mais visitados pelos brasileiros. Foto: acervo/Gazeta do Povo
A sensação de poder andar sem correr o risco de ser assaltado é o que faz com que o advogado Eduardo França viaje constantemente para lá. Ele explica que já foi para o Uruguai pelo menos cinco vezes, e não economiza na hora de fazer elogios ao país vizinho: “Lá é um país muito seguro para andar principalmente à noite, as pessoas são extremamente educadas e simpáticas, é muito fácil de se locomover, e a gastronomia não deve nada a da Argentina”.
Brasileiros na mira
Já faz tempo que o Uruguai está de olho nos brasileiros. Em Punta del Este, por exemplo, todo o receptivo turístico fala português quase que fluentemente, e o Real é aceito em praticamente qualquer lugar. Nos principais pontos comerciais, os cardápios e roteiros turísticos são trilíngues. “Os pontos turísticos e o céu azul compensam tudo”, completa Bel Victorio.
Em Montevidéu o cenário não é diferente. Há um foco de expansão do setor hoteleiro, principalmente na região formada pelos bairros Pocitos e Punta Carretas. Somente nessas localidades, que são adjacentes e têm perfil mais residencial, há diversos hotéis e condomínios novos, e o governo do país firmou um acordo com o Brasil que facilita a concessão de vistos de residência permanentes lá. Falar português também é algo comum pelas ruas.
O aeroporto internacional de Montevidéu teve seu principal terminal inaugurado em 2009, já visando o aumento futuro de turistas. Foto: Divulgação.
O aeroporto internacional de Montevidéu teve seu principal terminal inaugurado em 2009, já visando o aumento futuro de turistas. Foto: Divulgação.

Turismo em números

O faturamento do setor foi 27,9% maior no ano passado se comparado a 2016, alcançando a cifra de mais de US$ 2,3 bilhões. “Esse crescimento ocorreu por conta das novas estratégias que diversificaram a oferta turística em todo o país durante o ano todo”, destaca o vice-ministro de turismo uruguaio, Benjamín Liberoff. O turismo representa 7% do Produto Interno Bruto do Uruguai, e os planos de expansão possuem metas a serem alcançadas até 2030.
Este aumento no fluxo de turistas já era projetado desde o começo do século, tanto que o aeroporto internacional de Montevidéu, conhecido como Aeropuerto Carrasco, passou à concessão em 2003. Seis anos depois, o novo terminal de linhas futuristas foi inaugurado e se tornou a principal porta de entrada do país.
Além de Carrasco, muitos turistas também chegam pelos portos de Montevidéu, através da balsa que atravessa o Rio da Prata até Buenos Aires, e de Punta del Este, parada dos principais cruzeiros da América do Sul durante a temporada de verão.
LEIA MAIS: