Turismo

Uruguai tem roteiro de turismo para os apaixonados por futebol

Redação
24/06/2018 12:00
Thumbnail

Estádio Centenário cheio de torcedores. Foto: Reprodução/Uruguay Natural

Montevidéu, julho de 1930. Nos estádios da capital uruguaia, pela primeira vez na história, foi disputada uma Copa do Mundo de futebol. Eram 13 seleções vindas da América do Sul e do Norte e da Europa a convite da Fifa. Depois de uma disputa de pouco mais de 15 dias, o Uruguai saiu campeão em uma final contra a vizinha, Argentina.
De lá para cá, a paixão dos uruguaios pelo futebol só aumentou. O campeonato nacional de futebol por lá foi criado em 1900, alguns dos clubes mais fortes das Américas são uruguaios e o país ainda tem vários dos estádios mais conhecidos do continente. Para celebrar essa relação centenária, o Ministério do Turismo do Uruguai está lançando um roteiro completo inspirado no futebol. E as muitas atrações relacionadas ao tema em Montevidéu são as estrelas da novidade.
Dono de dois campeonatos mundiais (o segundo foi conquistado em 1950, contra o Brasil, em pleno Maracanã, episódio que ficou conhecido como “maracanaço”), o futebol uruguaio é um dos mais tradicionais do mundo. Alguns dos jogadores mais badalados e importantes da história nasceram no país. Luis Suárez, do Barcelona, e Edinson Cavani, do Paris Saint Germain, são alguns dos atletas uruguaios em destaque atualmente.
No Estádio Centenário é possível ver trechos da história do futebol no país. Foto: Reprodução/Uruguay Natural
No Estádio Centenário é possível ver trechos da história do futebol no país. Foto: Reprodução/Uruguay Natural

Futebol por toda parte

O Estádio Centenário, no coração de Montevidéu, foi construído especialmente para aquela primeira Copa do Mundo, em 1930. Foi lá, inclusive, que Uruguai e Argentina disputaram a final do torneio. Quem gosta do universo da bola não pode passar pela capital uruguaia sem conhecê-lo. Além da importância histórica do estádio, também é ali que funciona o Museu do Futebol, inaugurado em 1975. O Centenário, que é considerado pela Fifa um Monumento Histórico do Futebol Mundial desde 1983, fica à beira da Avenida Dr. Américo Ricaldoni, no Parque Batlle. O museu funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h. A entrada custa cerca de R$ 25 (na conversão pela moeda local).
A pouco mais de um quilômetro dali, na Rua Coronel Alegre, entre as ruas Silvestre Blanco e Charrúa, está outro ponto turístico que homenageia o primeiro jogo e o primeiro gol marcado em uma Copa do Mundo. O autor da façanha foi o jogador francês Lucien Laurent. Já o local exato do feito não existe mais. Era o Estádio de los Pocitos, que foi desmanchado em 1934.
Estádio Centenário, inaugurado para a primeira Copa do Mundo da história. Foto: Reprodução/Uruguay Natural
Estádio Centenário, inaugurado para a primeira Copa do Mundo da história. Foto: Reprodução/Uruguay Natural

Todos os estádios

Depois de visitar o local do primeiro gol, cerca de dois quilômetros te separam de outro estádio importante na história do futebol da cidade, o Estádio Luis Franzini. Embora as instalações sejam modestas, é ali que o Defensor Sporting treina e joga. O local tem capacidade para 18 mil pessoas. O time atualmente disputa a primeira divisão do campeonato uruguaio. O Luis Franzini fica pertinho do mar, na Avenida  Julio Herrera y Reissig, 687.
Um dos maiores times de futebol uruguaios é o Club Nacional Football, também chamado simplesmente de Nacional do Uruguai. Pois o estádio em que o Nacional joga é nada menos que o mais antigo das Américas, inaugurado em 1900. Oficialmente batizado de “Gran Parque Nacional”, a arena futebolística também é conhecida como “Templo Tricolor”, uma referência à combinação de branco, azul e vermelho do Nacional. Em 2005 o estádio passou por sua terceira reforma, o que possibilitou que a equipe voltasse a mandar partidas nele. Para conhecer o Gran Parque basta ir à Avenida 8 de octubre, 2847.
Um pouco mais afastado do centro da cidade está o Estádio Campeão do Século. A alcunha foi emprestada do Clib Atlético Peñarol, que é dono do lugar. Criado em 1891, o clube ganhou o título de Melhor Clube do Século XX da América do Sul em 2009. Quem fez a constatação foi a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol. Mesmo com toda essa história, o estádio Campeão do Século só foi inaugurado recentemente, em 2016. Além de visitar o estádio também é possível conhecer o museu mantido pelo Peñarol. A entrada no museu custa $ 60 pesos uruguaios (cerca de R$ 7). O Estádio Campeão do Século fica no Camino Mangaga sin número, 11600.

LEIA TAMBÉM: