Turismo

Primeiro parque aquático adaptado para pessoas com deficiência tem entrada franca

Redação
02/07/2017 18:00
Thumbnail

O próprio parque disponibiliza cadeiras à prova d'água sem custo adicional. Foto: Robin Jerstad/Jerstad Photographics

Morgan’s Inspiration Island, o primeiro parque aquático ultra-acessível do mundo, abre as portas no estado do Texas, nos Estados Unidos, com entrada franca para pessoas com deficiência. Inaugurado no início de junho para atender o verão norte-americano, os brinquedos disponíveis são adaptados para pessoas com deficiências físicas, como usuários de cadeiras de rodas, pessoas com impedimentos auditivos e visuais, e também deficiências cognitivas.
O parque aquático segue o modelo do Morgan’s Wonderland, parque de diversões inaugurado em 2010 que também é totalmente adaptado para pessoas com deficiência. “Assim como o Morgan’s Wonderland, o Morgan’s Inspiration Island não é um parque de necessidades especiais; é um parque de inclusão“, explica em nota o fundador do projeto, Gordon Hartman.
Pessoas com deficiência não pagam entrada em nenhum dos parques. Entre o público pagante, os ingressos variam entre 11 e 27 dólares, ou R$ 36 a R$ 88.
Atrações
O projeto, que custou cerca de US $ 16 milhões, conta com diversos brinquedos com temática tropical. O River Boat Adventure Ride, por exemplo, simula um passeio em uma selva; já o Rainbow Reef conta com animais marinhos gigantes que soltam água aquecida; o Harvey’s Hideaway Bay é uma casa na árvore gigante com mini canhões de água, enquanto o Shipwreck Island é um navio pirata com escorregador, palmeiras e tesouros; entre outros.
 Segurança
Como não existem piscinas com água suficiente para que seja possível nadar, o parque não conta com salva-vidas, mas sim monitores que supervisionam todas as atrações e atividades na água. O parque ainda disponibiliza cadeiras de rodas impermeáveis impulsionadas por ar comprimido e bolsas impermeáveis para proteger aparelhos, como tanques de O2, sem custo adicional.
Tanto os parques quanto a instituição que os mantém, o The Gordon Hartmann Family Foundation, surgiram inspirados pela filha de Gordon: Morgan, hoje com 23 anos, que lida com desafios físicos e cognitivos.
O parque tem entrada gratuita e seguirá aberto até o fim do verão norte-americano (Foto: Divulgação)
O parque tem entrada gratuita e seguirá aberto até o fim do verão norte-americano (Foto: Divulgação)
Serviço
Localicação: 5223, David Edwards, San Antonio, Texas, 78233
Os horários variam conforme os dias, geralmente das 11 da manhã às 15h. Confira todos os dias e horários neste link.
O parque está aberto diariamente durante o verão norte-americano, até meados de agosto. Depois, em agosto e setembro, estará aberto aos fins de semana.
LEIA TAMBÉM: