Turismo

Vem feriado por aí: que tal organizar uma viagem com as crianças?

Redação
26/09/2016 20:00
Thumbnail
O Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, comemorado dia 12 de outubro, é feriado nacional e também Dia das Crianças. Este ano, o feriado cai numa quarta-feira. Então, que tal aproveitar a folga para fazer uma viagem para destinos que oferecem diversão para toda a família? A agência NomadRoots – Viagem e Conhecimento, sugeriu cinco destinos para quem quer aproveitar muito bem a temporada.
Praia do Forte  – Bahia
Praia do Forte: sol o ano inteiro atrai e paisagens paradisíacas atraem turistas. Foto: Bigstock
Praia do Forte: sol o ano inteiro atrai e paisagens paradisíacas atraem turistas. Foto: Bigstock
Conhecida como a “polinésia brasileira” a Praia do Forte, na Bahia, é uma das mais belas paisagens do Nordeste brasileiro. Com sol o ano inteiro, as praias têm piscinas naturais, dunas e coqueirais, cenário perfeito para se divertir com as crianças. Para a hospedagem a dica é o Tivoli Eco Resort, o hotel localizado no coração de uma reserva ecológica. Com direito a águas quentes cercadas pela Mata Atlântica, corais, jardins tropicais e praias silenciosas, o local oferece luxuosas e confortáveis acomodações, belos jardins e piscinas, e muita programação para as crianças.O hotel conta ainda com a Pool Villas, com três suítes, piscina privativa e uma ótima infraestrutura. O hotel conta com clube infantil; parque aquático exclusivo; teatro; oficina de artes; brinquedoteca; além das atividades que vão desde jogos, teatros, esportes, passeios, ações de integração com a natureza e histórias, até aulas de culinária.
Rio Negro e Rio Tapajós – Amazônia
Amazônia: passeios de barco são atrações para todas as idades. Foto: Bigstock.
Amazônia: passeios de barco são atrações para todas as idades. Foto: Bigstock.
Conhecer o Rio Negro e o Rio Tapajós, na Amazônia, em embarcações que vão desde tradicionais barcos da Amazônia a iates de luxo é uma boa pedida para fazer com as crianças.  A viagem é uma combinação de caminhadas na mata e nas praias e alguns iates ainda tem chefs de cozinha particular a bordo. Há entretenimento para todas as idades e infraestrutura para receber crianças pequenas. Algumas das atividades destaques a serem exploradas no local são: nadar nos rios, conhecer de perto os botos cor-de-rosa, fazer caminhadas na imensidão da maior floresta brasileira e  visitar comunidades ribeirinhas.
Ouro Preto e Tiradentes  – Minas Gerais
Ouro Preto: viagem pela história brasileira reúne diversão e conhecimento. Foto: Bigstock
Ouro Preto: viagem pela história brasileira reúne diversão e conhecimento. Foto: Bigstock
Este é o destino para conhecer de perto a história brasileira. Em Ouro Preto, a caminhada tem paradas em marcos como a Igreja Nossa Senhora do Pilar, considerada a mais rica em ouro de Minas Gerais e a Igreja São Francisco de Assis, a mais famosa da cidade. Já em Tiradentes, a viagem começa com a visita ao Santuário de Bom Jesus do Matosinho e na caminhada pelo centro histórico, o Chafariz de São José e a Igreja Matriz de Santo Antônio, também são paradas especiais para colocar no roteiro, além do seu centrinho charmoso e excelentes opções de restaurantes. Ainda é possível fazer um passeio de trem maria-fumaça que vai de Tiradentes a São João del Rei para agradar ainda mais as crianças.
Reserva do Ibitipoca – Conceição de Ibitipoca – Minas Gerais
A região é repleta de grutas, trilhas, picos, cachoeiras, belíssima vegetação e riachos cujos tons variam do mel ao vermelho graças ao quartzito concentrado nas rochas. Caminhar é o grande programa na reserva, onde a prática de esportes radicais é proibida. Na região, é possível descobrir os mais belos recantos desse pedaço encantado da Serra da Mantiqueira – onde também é possível realizar alguns passeios a cavalo ou de carro. Em família, a dica é hospedar-se na pousada Reserva do Ibitipoca, um casarão de fazenda de 1.715, reconstruído de acordo com as suas características originais, mas com confortos contemporâneos como piso do banheiro aquecido e enxoval de algodão egípcio. A pousada fica no meio de um lindo vale, cheia de cachoeiras, piscinas e trilhas espalhadas pela Reserva que leva o mesmo nome.
Fernando de Noronha – Pernambuco
Fernando de Noronha: um mergulho na natureza com diversão garantida. Foto: Bigstock
Fernando de Noronha: um mergulho na natureza com diversão garantida. Foto: Bigstock
Composto por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, Fernando de Noronha é daqueles lugares que tiram o fôlego e saciam os olhos de qualquer viajante. Entre os atributos está a diversidade da fauna marinha, que vai encantar as crianças. Conheça as inúmeras praias que compõem o arquipélago, com suas areias claras e suas paisagens pontuadas por interessantes formações rochosas. Pratique caminhadas ou desloque-se ao redor da ilha de buggy. Para se encantar ainda mais com o destino, é possível faz passeios de barco, luaus e piqueniques organizados em locais retirados. A preocupação com a preservação das espécies e a ocupação humana racional, que impede a entrada de grandes resorts e tem diversas restrições, torna o clima de Fernando de Noronha rústico e ainda mais intocado, perfeito para mostrar às crianças um paraíso preservado.
Serviço: Os destinos foram indicados pela agência NomadRoots – Rua Tobias de Macedo Júnior, 1323 – Santo Inácio, Curitiba – (41) 3374 2237.