i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Turismo

Viagem de trem ao litoral guarda cenários exuberantes

Registro fotográfico do passeio de litorina revela recantos e paisagens escondidas no meio da serra

  • PorAnna Paula Franco
  • 22/02/2012 14:02
Viagem de trem ao litoral guarda cenários exuberantes
| Foto:

Morretes – A descida da Serra do Mar de trem é histórica: a ferrovia Paranaguá-Curitiba completa 127 anos de operação em 2012. Inaugurada em fevereiro de 1885, a estrada de ferro foi construída pelos irmãos Antonio e André Rebouças e foi um desafio à engenheria na época, diante das dificuldades previstas no traçado.

Foram cinco anos de obras e nove mil operários recrutados para a tarefa, muitas vezes desacreditada por especialistas na época. Hoje, mais de um século depois, os 110 km da ferrovia estão em plena operação. Além colaborar no escoamento da produção do estado, a ferrovia também é usada para transporte de passageiros, em passeios turísticos.

O percurso, explorado pela Serra Verde Express desde 1997, dura três horas e revela as belezas da Serra do Mar. Também mostra ao turista 450 obras de engenharia entre pontes, túneis e viadutos, como a Ponte São João – construída com 402 toneladas de aço belga e a 55 metros do chão – e pelo Viaduto do Carvalho – construção com cinco vãos fincados na própria rocha.

O repórter fotográfico Marcelo Elias captou um pouco da natureza exuberante dos vales e penhascos. Confira o slide show.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.