Turismo

Viajantes já podem usar documento digital para voos em todo o Brasil

Folhapress e Redação
07/06/2018 10:46
Thumbnail

A medida vale para todo o país e foi implementada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no início do mês de junho. Foto: Daniel Castellano/Arquivo Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Viajantes brasileiros já podem embarcar em voos domésticos usando as versões digitais da CNH (carteira nacional de habilitação), título de eleitor e, em breve, com o DNI (documento nacional de identidade).
A medida vale para todo o país e foi implementada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no início do mês de junho. De acordo com a agência, todas as companhias e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) foram comunicadas.
Desde dezembro de 2017, a Anac não permitia o uso da CNH digital. Porém, após um período de análises, “a Agência entendeu que os documentos em suporte eletrônico podem ser aceitos para tal finalidade”, divulgou em nota oficial.
Além disso, o nome social será aceito nos documentos eletrônicos no embarque — o título de eleitor eletrônico é um dos que já oferecem essa possibilidade. A Anac lembra que é responsabilidade das empresas aéreas comunicar a aceitação dos documentos digitais em voos domésticos, também nos seus sites.
Os documentos eletrônicos são cadastrados em aplicativos oficiais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do Denatran, disponíveis nos sistemas iOS e Android.
Documento nacional de identidade
Por enquanto, apenas o DNI ainda não está disponível para o público geral. O novo documento, anunciado no início de fevereiro de 2018, tem como objetivo ser um compilado digital de informações sobre o cidadão. A versão conterá dados como diferentes registros civis, RG, CPF, título de eleitor e foto.
A previsão é que seja lançado em julho deste ano e possa ser baixado através de aplicativo exclusivo. Foram usadas as informações da biometria do TSE, do Governo Federal e do Poder Judiciário. Somente cidadãos cadastrados com a biometria poderão fazer uso do aplicativo.
LEIA TAMBÉM