• Carregando...
Mussarela bufala museo
A mussarela é feita com 100% de leite de búfala| Foto: Massimo Sanna/Pixabay

Você sabia que, na Itália, só pode receber o nome de mozzarella o queijo produzido com 100% de leite de búfala. Se for com leite de vaca, a denominação é fior di latte. Já no Brasil, a "mussarela" pode ser feita da mistura de leite de búfala e de vaca, desde que a informação conste no produto. Considerada um patrimônio da gastronomia nacional, a mozzarella de búfala acaba de ganhar seu primeiro museu. E como não poderia deixar de ser, será no sul da Itália, mais precisamente na região da Puglia.

museu bufafa
O primeiro museu da mozzarella de búfala abre as portas no sul da Itália | Divulgação/Museo Bufala

O museu, que abre suas portas no próximo dia 15 de junho, é o primeiro centro cultural dedicado não só à mozzarella, mas também à búfala. O público poderá conhecer um pouco mais da criação do animal e de como é preparado esse queijo tão amado pelos italianos. O projeto cultural é uma iniciativa da Masseria La Morella, da pequena cidade de Battipaglia. Para quem não conhece, as masserias são antigas estruturas agrícolas, construídas no século XVI, que nos últimos tempos foram transformadas em luxuosas hospedagens. 

Bufala
O museu também é dedicado à búfala. | Divulgação/Museo Bufala

Serão 3 mil metros quadrados onde o visitante poderá percorrer doze espaços temáticos que contam com fotos, documentos, objetos e maquinário que explicam desde como funciona a criação da búfala até a preparação do queijo. Além do material histórico, será possível fazer uma verdadeira viagem ao passado. Graças ao trabalho de reconstrução, o público poderá ver como funcionava os antigos laboratórios onde se preparava a mozzarella de búfala nos seus primórdios. Mais um projeto cultural  que preserva a história agrícola da Itália.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]