• Carregando...
Pinot Grigio Italia
Pinot Grigio Santa Margherita é o mais antigo vinho branco italiano do gênero| Foto: Andrea Penisto

Há quarenta anos, o Pinot Grigio Santa Margherita é o vinho branco italiano mais vendido nos Estados Unidos. E sabe por que o nome grigio, cinza em italiano? A resposta é porque a coloração da casca é um resultado natural do cruzamento entre as uvas de Pinot Noir e a Pinot Blanc que conferem ao Pinot Grigio, produzido na Itália, acidez acentuada, leveza e aromas sutil.

O primeiro Pinot Grigio italiano acaba de completar 60 anos graças ao conde Gaetano Marzotto. Nos Estados Unidos, o vinho chegou no final dos anos 70 e hoje não falta na adega da cantora Rihanna e do rockstar Jon Bon Jovi. Elegante, novo e moderno é o produto icônico da vinícola Santa Margherita, em Fossalta di Portogruaro, a uma hora de Veneza, no norte da Itália.

Colheira pinot grigio
A coloração da uva é um resultado natural do cruzamento entre a Pinot Noir e a Pinot Blanc| Divulgação

Nos anos 30, o nobre italiano construiu um verdadeiro pólo agrícola e industrial na Itália e ficou conhecido como um dos maiores empresários do país. Após a Segunda Guerra Mundial, passou a investir na produção de vinhos no norte do país e decidiu cultivar uvas "Pinot grigio". O resultado, um vinho branco leve e fresco que conquistou os italianos a partir de 1961.

Pinot
Versátil à mesa, o Pinot Grigio combina com carnes e peixes| Divulgação

Hoje, mais de 8 milhões de garrafas de Pinot Grigio Santa Margherita são vendidas nos Estados Unidos, fazendo com que muitos americanos deixassem de lado a cerveja e o whisky. Versátil à mesa, o Pinot Grigio combina com carnes e peixes e ainda sua produção é sustentável. Cerca de 90% das garrafas são realizadas em uma empresa a poucos metros da vinícola, uma iniciativa que faz parte do programa "carbon neutrality". No Brasil, o Pinot Grigio Santa Margherita pode ser encontrado nas lojas Ville du Vin, em São Paulo, e em breve nos restaurantes de todo o país.


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]