i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

A Protagonista

Foto de perfil de A Protagonista
Ver perfil

Em defesa da família

Quem tem a vida e a família como valores fundamentais não pode compactuar com declarações que aprovam a tortura como arma política.

  • Por Madeleine Lacsko
  • 29/07/2019 14:49
Em defesa da família
| Foto:

Foi até poético que, ignorando fatos, alguns tenham comemorado que a política de direitos humanos do Brasil será em defesa da família. A Declaração Universal dos Direitos humanos já é em defesa da família.

A palavra família aparece 6 vezes no documento e a proteção especial não poderia ser mais clara do que o texto do 3o parágrafo do art. XVI: "A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado." O autoritarismo se consolida quando contra argumentos não há fatos.

Cedemos ao mal aos poucos, nas pequenas decisões. Já tive a infelicidade de acompanhar conhecidos que enveredaram pela trilha da corrupção. Nada é abrupto, são pequenas concessões que vão extrapolando o limite cada vez mais até que a pessoa se transforma.

Limites não são fixos, movem-se ao sabor das reações daqueles com quem convivemos. Num ambiente de poder em que as transgressões são tratadas com normalidade, muito maior a possibilidade de perder a bússola moral. Da mesma forma, é mais difícil que as pessoas transgridam quando os demais expõem que não aceitam esse comportamento.

Vivemos em uma sociedade onde a proteção da família é um valor importante para a maioria das pessoas. Mas, passando dos sentimentos aos fatos, é possível realmente proteger a família como instituição quando somos permissivos com a bajulação e a covardia?

Bajulação implica a crença de que determinados seres humanos valem e podem mais que os outros. Seriam eles então a base da sociedade, não a família. Covardia implica não ser capaz de defender, como adulto, os valores da família e talvez nem a própria família. A conveniência seria, então, a base da sociedade.

Por se lambuzar na lama da conveniência, atolada em uma permissividade doentia com os covardes e bajuladores, parte dos defensores da família não é capaz de erguer a voz para protestar contra um dos maiores atentados de uma autoridade brasileira contra a instituição familiar.

"Um dia se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, eu conto pra ele. Ele não vai querer ouvir a verdade. Conto pra ele. Não é minha versão. É que a minha vivência me fez chegar e essas conclusões naquele momento. O pai dele integrou a Ação Popular, o grupo mais sanguinário e violento da guerrilha lá de Pernambuco e veio desaparecer no Rio de Janeiro ", disse o senhor presidente da República, Jair Bolsonaro.

Não vou entrar na discussão sobre o nível de vilania e sadismo da declaração, possível apenas porque o presidente está convencido de que não precisa respeitar nenhum limite. Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, não enterrou o próprio pai, não teve direito a uma das mais sagradas tradições das famílias humanas.

O pai dele, Fernando Santa Cruz, foi capturado pela ditadura em 1974 e o corpo jamais foi devolvido à família. A suspeita é que tenha sido cremado em um forno de uma usina de cana. Não há defensor da vida que possa compactuar com uma violência dessas. Nenhum defensor da família apóia qualquer tipo de política que tenha o esfacelamento de famílias como arma.

Há, obviamente, os que se dizem defensores da vida e da família e apóiam esse tipo de declaração monstruosa. Tem ainda os que calam diante dessas falas, num incentivo covarde para que as próximas sejam ainda piores. É gente que diz defender a vida e a família porque pega bem mas, na hora "h", não é capaz de defender coisa nenhuma além da conveniência.

Nenhuma autoridade faz declarações inofensivas, todas elas afetam a sociedade. A verbalização é a materialização em palavras daquilo que somos, da forma como sentimos o mundo. Jair Bolsonaro já elogiou publicamente todos os tipos de ditadores: o sanguinário Pinochet, o pedófilo Stroessner e até o esquerdista Hugo Chávez, quando este resolveu dissolver o Congresso.

Em todas essas ditaduras houve tortura, justificada sempre diante da ameaça de algo pior que atingiria toda a sociedade. É preciso quebrar espíritos e dissolver famílias para que as versões se sobreponham ao fato e que um pequeno grupo resolva ter mais poder que um país inteiro.

A psiquiatria divide os psicopatas assassinos em 22 níveis de maldade, começando pelos que matam e justificam como uma necessidade, seja por defesa, ciúme ou trauma. Esses são os bonzinhos. Os mais perigosos são os envolvidos com torturas:

22. Psicopatas que colocam vítimas sob tortura extrema por um longo período e depois matam

21. Psicopatas que não matam suas vítimas, mas as colocam sob tortura extrema

20. Assassinos que têm tortura como motivo principal

19. Psicopatas levados ao terrorismo, subjugação, intimidação e estupro sem assassinato

18. Assassinos torturadores

Não há torturador que não tenha a marca da maldade. O mesmo vale para os que encomendam tortura ou calam diante dela. A história da humanidade mostra quantas vezes cidadãos comuns, por ação ou omissão, permitiram as maiores barbaridades coletivas em nome da política.

Alguns desavisados andam alegando que os torturados eram terroristas, cometeram ou planejaram atos horrendos. Não é mentira nem faz com que a tortura seja menos grave e o torturador menos sádico. O próprio Jair Bolsonaro, aliás, tinha o plano de colocar bombas em um quartel do Exército e felizmente nem o executou nem foi torturado por essa intenção.

Quem defende um torturador é capaz de qualquer coisa. Quando o presidente da República e seus príncipes insistem em elogiar o falecido coronel Ustra, torturador que atentava contra a vida humana e destruía famílias, escancaram quais sãos seus valores. Há muitas coisas que, para eles, vêm antes da defesa da vida e da família.

O pior dessa lógica é a noção de que alguns seres humanos valem mais do que os outros. Não somos então todos irmãos, criaturas do mesmo Deus, feitas à imagem e semelhança dEle. O que determina o valor da vida não seria mais sua sacralidade, mas o quanto aquele ser humano apóia ou deixa de apoiar determinada causa ou grupo político.

De tanto achar gente que contemporiza, o presidente da República se comporta como se fosse um cidadão acima dos demais, com direito inclusive a atacar valores como a vida, a família e a liberdade.

Nelson Rodrigues dizia que "a liberdade é mais importante que o pão". Os liberais brasileiros vivem da forma inversa. De olho na liberdade econômica, permitem com covardia e passividade todo e qualquer atentado às liberdades individuais.

Até mesmo apoiadores de Jair Bolsonaro reconhecem que estamos numa escalada de esgarçamento de limites. Temos de decidir quais são nossos valores mais caros: vida e família ou o amor por um político. Quem calar hoje diante do nível a que chegou o presidente da República já escolheu o que prioriza.

25 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 25 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Alessandro de Paula Alvarenga

    ± 0 minutos

    Triste constatação. Triste pensar que no Brasil sempre somos colocados num fio de navalha para escolher entre o pior e o pior. Não consigo imaginar alegria dentro desses moldes. Barbárie que encontra eco nos corações cavernosos de quem tirou o amor do lugar e colocou a indiferença, nem é ódio, é a completa desumanização do outro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Paulo da Silva Pereira

    ± 7 horas

    Não sei se a Madeleine não entendeu ou apenas pinçou a declaração do Presidente de propósito, ignorando o restante da fala. Ora, se não se sabe qual foi o destino do corpo, por que se deve acreditar em relatório da comissão da "inverdade"? Onde está a brutalidade da frase, se o que se alega é que o pai do rapaz tenha sido justiçado? O que deveria escandalizar é o comportamento militante da OAB, que atua no país como um grande DCE, o que ridiculariza a instituição e o país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Pena Júnior

    ± 10 horas

    Parabéns, Madeleine! Excelente artigo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS JM

    ± 19 horas

    Filho de bandido não pode arrotar moralidade e querer ser o 4º poder do país. A OAB é uma reunião de profissionais de Direito que se formaram na faculdade e fizeram uma prova. Só isso e nada mais. Não pode ficar dando pitacos na política como se fossem donos do país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANA CAROLINA IACZINSKI DA SILVA

    ± 19 horas

    Perfeito!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marçal

    ± 19 horas

    Excelente texto, com sobriedade no pensar e civilidade ao escrever. E os latidos presidenciais e da matilha continuam. Que as palavras do Deus q tanto batem no peito os ilumine e dê um pouco de empatia e, dois dedos de iluminação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    guilherme palma

    ± 20 horas

    Nao vou entrar no mérito do presidente e nem das verdades e mentiras do período militar. Mas sim que você tocou muito no assunto família e moralidade. Nos últimos 20 nos jamais a família e a moralidade foram tão vilipendiadas que nem no período do Pt no poder.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    William Munny

    ± 21 horas

    Messias Pregador da Moralidade e dos Bons Costumes (?) e seus estouvamentos midiáticos sem noção. Então, depois da Divindade da Seita do Peculato Obscuro de Todos os Dias, vulgo Molusco dos 9 tentáculos, agora temos o Capitão Cavernaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vulgo Bolsomico, Bolsomijo, Bozo, Geremias Panaleiro,.............). Este país está a cada dia mais hilário!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 21 horas

    Não entendi nada. Ele não falou que seus companheiros foram os culpados ? Qual o problema ? Tá distorcendo ou não está entendendo ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Amaury Callado Junior

    ± 23 horas

    Incrivelmente eloquente. Uma Verdade absoluta e insofismável que todos deveriam ler e reler para poder perceber as minúcias tão delineadas nas poucas entrelinhas deste texto tão maravilhoso e claro!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    A.C.T.

    ± 24 horas

    Não sei de que Direitos humanos essa colunista fala, até então só vimos a defesa bestial para somente um lado justamente dos bandidos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renata

    ± 24 horas

    Oi Mada, ótimo texto, coaduno com suas palavras. Além disso, penso que o mandatário sofre de algum desvio grave de personalidade, alguma sociopatia, ou pode ser que já esteja em níveis de psicopatia. Já que se coloca acima dos outros e faz declarações dessa maneira, como se fossem triviais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • R

      Renata

      ± 23 horas

      Você bem sabe a minha idade para falar. Outro ponto, não estou entrando no mérito da conduta do pai do atual presidente da OAB, eu estou falando do tratamento dado à família dele. É um absurdo que o presidente ache que pode falar dessa forma.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Renata

      ± 23 horas

      Você bem sabe a minha idade para falar. Outro ponto, não estou entrando no mérito da conduta do pai do atual presidente da OAB, eu estou falando do tratamento dado à família dele. É um absurdo que o presidente ache que pode falar dessa forma.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      A.C.T.

      ± 24 horas

      Quem viveu sob o regime militar tem autoridade para falar, a tortura deus-se claramente aos subversivos violentos e tinha que parar sim, não tinha outro jeito de parar assassinos, é muito mimimi hoje em dia, é só ver como está.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 24 horas

    Outro ponto, melhore sua linha de raciocínio. Começo do texto extremamente confuso, acho q foi a pressa e empolgação de tentar lacrar em cima da fala do presidente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 24 horas

    Aí dona Fiascko, antes de falar sobre família. Vá entender o conceito Cristão, pois esse é verdade sentido e que foi repassado por nossos ancestrais por aqui. Vcs desprezam os valores familiares e tentam destruir a qualquer custo. Vcs nunca entenderam esse conceito. Agora vem relativizar. Nos poupe né. Quer falar sobre a lógica Cristã? Aprende antes então. Fazendo hora extra na gazeta já.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 24 horas

    Teve gente que pegou em armas. Assumindo os riscos inerentes, né ? Repudio qualquer tipo de tortura - quer de ditadura de direita ou de esquerda - sou um liberal democrata jamais compactuaria com a violência. Só acho que vc está equivocada - não sei o que aconteceu com o pai do presidente da OAB, lamento que seu corpo nunca tenha sido encontrado - mas ele o presidente da OAB, esquerdista ferrenho é sim defensor de ditadores como Maduro, o regime cubano e norte coreano além, claro de compactuar com a ladroagem do PT e querer o fim da lava-jato. Resumindo, minha cara, vc sabe que o presidente não teve a intenção de defender a tortura e muita menos o fim da família. Isso é interpretação sua.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Souza

    ± 24 horas

    Não há dúvidas de que a declaração do Bolsonaro é condenável, para dizer o mínimo, mas também é preciso reconhecer o relativismo moral dessa esquerda que, ainda hoje!, apoia ditaduras em Cuba e Venezuela. E também que aqueles grupos armados queriam fazer do nosso país uma grande Cuba.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MORALES

    ± 1 dias

    Semana passada Felipe Santa Cruz chamou Moro de chefe de quadrilha, há alguns meses defendeu que se mantenha o sigilo de Adélio, neste caso dos hackers ele defende o direito dos hackeres. É capaz de representar judicialmente contra reforma da previdência, prisão em segunda instância e mais recentemente (para contrariar Moro)sobre deportação sumária de bandidos. Acho que esse extremo, reprovável, a que se chegou, tem contexto, e esse contexto não causou indignação na jornalista e não foi devidamente ponderado. Obviamente o contexto não dá selo de aprovação à fala alguma, porém retira do cretino esquerdista Felipe Santa Cruz uma imagem de vítima imaculada que definitivamente não tem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 1 dias

    Madeleine Madeleine , vc tem lado. Teu textão diz isso claramente . Esse presidente que mais defende a família e seus valores, que é contra o abortamento e a liberação das drogas jamais seria contra a família como vc diz. Vc descontextualiza a afirmação dele e interpreta do jeito que lhe satisfaz para dar veracidade à sua narrativa. Eu era criança quando se deu o golpe militar - na realidade foi um contra-golpe - vivi adolescência toda no regime militar. Nunca presenciei nada, era totalmente alheio ao que acontecia. Mas uma coisa tenho certeza: avia respeito , disciplina, mérito e patriotismo. Sei também que houve excessos. Mas, prezada Madeleine, dos dois lados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joâo Paulo Wright

    ± 1 dias

    O conteúdo aqui apresentado nos permite ter esperança sobre a liberdade de expressão dos colunistas que aqui escrevem. Num momento em que a cidadania, na sua diversidade. não consegue proteção de um Estado incapaz de abrigar todas a especificidades de cada pessoa humana, o texto conseguiu traduzir o sentimento daqueles que tiveram suas paixões submetidas a tortura, ao exílio e ao desaparecimento. Aqui é mostrado um caminho para evitar retrocessos civilizatórios gigantescos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      João Mauricio

      ± 22 horas

      A.C.T.: Com certeza vc não tem capacidade de interpretar um texto. Vc é a síntese dos eleitores do Bolsonaro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      A.C.T.

      ± 24 horas

      Retrocessos civiizatórios? Quer dizer que os "terroristas" tiveram suas "paixões" submetidas à tortura, e o comunismo tinha que imperar?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.