Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

PT teme infiltração de “provocadores” em passeatas pró-Lula? Você acredita na lenda da “minoria de vândalos”?

Tornou-se uma constante, a partir do momento em que começaram a aparecer os black blocs em passeatas, o aparecimento do relato de que uma massa humana era dominada pelos atos descontrolados de uma “minoria de vândalos”.

Pessoalmente, nunca consegui acreditar. Talvez por característica pessoal, muito dura, exigente.

Mas é complicado entender que pessoas com mais de 5 anos de idade convoquem uma passeata e não consigam deter meia dúzia de moleques que saem quebrando vitrines e ateando fogo em carro. Se não o fazem é porque não querem. Talvez porque precisem de babá.

Resolvi pedir ajuda a um amigo, autor da publicação brasileira que realmente foi a fundo no estudo das passeatas de 2013, Flavio Morgenstern, dono do Senso Incomum e autor do livro “Por trás da máscara”. Confira:

O termo “minoria de vândalos”, famoso em 2013, surgiu repaginado em 2018: “provocadores infiltrados”, na versão do presidente do PT-RS Pepe Vargas. Ele diz que os teme nas manifestações a favor do presidente Lula no próximo dia 24.

Na contramão de Gleisi, Pepe Vargas diz que teme ‘provocadores’ em julgamento de Lula

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.