• Carregando...
Manifestante usou bandana com mensagem antifascista em protesto na Avenida Paulista
Manifestante usou bandana com mensagem antifascista em protesto na Avenida Paulista| Foto: Nelson Almeida/AFP

O Senado Federal vota, nesta quarta-feira (2), um projeto que afeta todos nós que estamos nas redes sociais. Os meios tradicionais são de informação, e as redes sociais são os novos meios de informação.

Não estão querendo nos censurar, não precisem ficar assustados. As partes do texto que poderiam tolher a liberdade de expressão e de opinião foram retiradas. O objetivo é que os administradores das plataformas respeitem todas as publicações.

Se, por exemplo, alguma rede social for tirar algum conteúdo do ar isso terá que ser avisado previamente e o motivo terá que ser explicado. Assim, robôs e perfis falsos seriam eliminados das plataformas. Ainda é possível que tenham alterações porque ainda está em votação, mas a base do projeto é essa.

Sem manifestações no próximo domingo

Para evitar confrontos, o presidente Bolsonaro pediu para os manifestantes não irem às ruas no próximo domingo. O general Augusto Heleno disse que é preciso ter juízo, prudência, democracia, independência entre poderes.

O general já disse que não é para as pessoas tomarem atitudes radicais porque o presidente não quer radicalismo entre os seus seguidores. Ele também pediu para as pessoas terem prudência.

Aquele pessoal de preto ameaça ir para rua no domingo (6) e eles se mostraram violentos e com características bem fascistas. Eles deixam o punho erguido fechado, que é algo da extrema esquerda, e usam camiseta preta, que simboliza o fascismo.

A Constituição afirma que todos podem se reunir pacificamente sem armas, em locais abertos ao público independentemente de autorização desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.

Dito isso, é difícil de entender como as autoridades permitiram que a reunião de domingo fosse continuada e como a força policial só interveio na manifestação quando começaram as agressões.

Como que chamam aquela reunião de manifestação democrática quando aquilo foi uma manifestação caracteristicamente fascista, que queria impedir o direito à manifestação. Isso é fake news.

Não tem impeachment

O ministro Gilmar Mendes avisou que Bolsonaro cumpriu todas as ordens da Justiça até agora e disse que acredita que um pedido de impeachment da chapa Bolsonaro-Mourão seria anulado, já que Bolsonaro teve quase 58 milhões de votos e essa é a vontade do povo.

Relação entre os poderes

O Ministério Público está preocupado com a desarmonia entre o Supremo Tribunal Federal e a presidência da República. O MP e o presidente Associação Nacional dos procuradores da República se manifestaram na segunda (1).

O procurador-geral da República deu mais 30 dias para que o inquérito das fake news esteja concluído. Os procuradores discordam e dizem que o inquérito é totalmente inconstitucional e absurdo.

É bom a gente lembrar da finalidade do Ministério Público, que é defender a ordem jurídica e democrática. E é justamente por isso que ninguém precisa apelar para o quartel para manter essa ordem, e sim para o MP.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]