• Carregando...
(Mar a Lago – Flórida, 07/03/2020) Presidente da República Jair Bolsonaro acompanhado  do Senhor Presidente dos Estados Unidos Donald Trump, posam para fotografia.
(Mar a Lago – Flórida, 07/03/2020) Presidente da República Jair Bolsonaro acompanhado do Senhor Presidente dos Estados Unidos Donald Trump, posam para fotografia.| Foto: Alan Santos/PR

O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e o irmão dele estão cada vez mais enrolados no Paraguai. Os dois foram presos provisoriamente neste domingo (08), muito justamente.

Passaporte é um documento de Estado, ele não pertence ao portador e sim ao país que o emite. O país dá um salvo conduto para que a pessoa possa sair do país e entrar em outro e depois voltar, de acordo com convenções internacionais.

Ronaldinho entrou no Paraguai com um passaporte, uma identidade e uma naturalidade falsificados. Isso de um jogador de futebol que já jogou em Paris e em Barcelona, ou seja, ele não é nenhum iniciante. Ele já foi melhor atleta do mundo, da seleção brasileira, e precisa explicar o que aconteceu.

Viagem de Bolsonaro traz bons frutos

Em outra viagem, o presidente Bolsonaro esteve com o Donald Trump, que estão cada vez mais amigos, na residência de verão do presidente dos EUA em Palm Beach, na Flórida. Os dois dormiram em Palm Beach. Trump elogiou Bolsonaro.

Só o encontro dos dois já é significativo para a política externa, mas eles foram além. Os dois presidentes reafirmaram laços comerciais e acordos de intercâmbio cada vez mais fácil, mais direto, menos burocrático e mais barato.

Os acordos foram nas áreas de ciência e tecnologia, pesquisa, saúde, inovação e abertura do mercado da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para a indústria bélica brasileira.

Ao mesmo tempo, os dois tiveram convergências em relação ao Oriente Médio e a América Latina. Quando eles citaram a América Latina obviamente veio à tona a Venezuela e a recuperação da democracia plena na Bolívia, depois de Evo Morales. Já quando o assunto foi o Oriente Médio, os países citados fora: Israel e Palestina.

Os dois conversaram também sobre o reflorestamento brasileiro. O objetivo é plantar um trilhão de árvores aqui. Eu fiz uma continha aqui e isso fica até meio esquisito.

Plantando um trilhão de árvores, claro que ao longo de algumas décadas, se cada uma ocupar apenas 20 m², elas vão ocupar 2 bilhões de hectares, isso é 2,3 vezes a área do Brasil. Alguma coisa não deve estar certa nisso.

Suíça devolve dinheiro desviado

A Suíça devolveu ao Brasil o dinheiro que Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, atualmente preso, depositou no país europeu. O que incluía 27 diamantes e 4,5 quilos de ouro.

Claro que Cabral não teve coragem de guardar esse valor no Rio de Janeiro, onde era governador, e por isso guardou na Suíça. Já Geddel teve coragem de guardar R$ 52 milhões em malas e pacotes em um apartamento em Salvador.

Por falar em Suíça...

Segundo o site de notícias G1, os deputados e servidores da Câmara Federal viajaram no ano passado para 61 países, em 106 cidades, isso por 217 deputados e 62 servidores, custando quase R$ 12 milhões dos nossos impostos.

Essas viagens são autorizadas pelo presidente da Câmara. Como condição, é preciso que os deputados façam um relatório sobre a viagem, entretanto faltam 212 relatórios.

Foram 131 viagens para os Estados Unidos, 55 para a China, 39 para o Uruguai, Espanha e Itália foram visitadas 35 vezes cada uma, Portugal 32, Inglaterra 26, Suíça 25, Alemanha 24.

Os outros países visitados foram: Qatar, Panamá, Argentina, Guiana Francesa, Japão, Peru, Austrália, Emirados Árabes, França, Israel, Nova Zelândia, Sérvia, Indonésia, Vietnã, Cuba e nenhuma viagem para a África.

Coronavírus, histeria?

As pessoas estão histéricas com o coronavírus. Eu pergunto por quê? Essa doença é uma gripezinha em relação ao H1N1. Nos EUA têm 16 mil mortos pela gripe comum por ano.

Ninguém mais aguenta ouvir falar sobre o coronavírus no noticiário. É claro que foram vendidas máscaras, álcool em gel etc. Aqui no Brasil, há 25 casos da doença confirmados. Se fosse 1% da população com casos confirmados, teria de haver 2,1 milhões. Então, esse problema é mínimo.

O coronavírus é uma gripe menos letal e mais contagiosa que outras gripes. A doença pode ser um perigo para pessoas de idade, como qualquer outra doença. Mas não há nenhum caso em crianças de menos de 9 anos. É uma questão de reforçar os cuidados como para qualquer outro vírus.

Aqui no Distrito Federal, capital do país, há sete mil casos de dengue e ninguém está preocupado com essa doença. O que há com o coronavírus? Pensem a respeito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]