
Você está sentindo, como todos nós, que está pagando muito mais imposto? Pois é. O governo está festejando que cobrou o recorde histórico de imposto de nós brasileiros, pagadores de impostos e recebedores de serviços públicos medíocres. Foi o ano em que o governo nos tirou R$ 2,890 trilhões de impostos. Em relação ao ano anterior, se a gente tirar a inflação, a gente pagou 3,75% a mais de imposto. O secretário da Receita festejou dizendo que são números bonitos. Para os pagadores de impostos, são números horríveis. Não é?! Depende do ponto de vista entre o coletor e o pagador.
O colapso cubano
Por falar em pagar, Cuba já está sentindo, porque quando o Trump tirou Maduro – Trump é um calculista, né?! Você vê que ele tirou o Barroso aqui, que foi o presidente do Supremo, que botou na cabeça do Supremo que tinha que ser um tribunal político e não constitucional. Ele mirou no Moraes, assustou o Barroso, a ponto de o Barroso cair fora.
E agora tirou só o Maduro e negociou com a vice do Maduro, com a Delcy Rodriguez: “Olha, não vai mais petróleo de graça para Cuba”. E Cuba está com filas imensas de abastecimento, crise de abastecimento de combustíveis, está sem dinheiro, e apelou para a Rússia.
Vocês viram que veio o emissário russo e foi falar com o Díaz-Canel, e agora a Rússia anuncia que vai dar um dinheiro de emergência, 80 milhões de dólares de emergência, e vai dar arroz para os cubanos. Sessenta mil toneladas de arroz. Vai dar comida para os cubanos.
Só para você ter ideia de que um país que já foi rico, já foi a maior renda per capita da América Latina, já teve opulência, abundância, está com problema de comida. Por quê? Por causa de um regime que se instalou lá faz 67 anos. Não dá certo, como não deu certo na União Soviética. Não dá certo. Na China tiveram que botar capitalismo. Não dá certo essa história de o Estado ser o empresário. É péssimo empresário. Não dá certo! Bom, 60 mil toneladas de arroz para Cuba.
Médicos sem preparo
E um assunto que nos preocupa, depois deste exame nacional dos cursos de medicina, um terço é ruim ou péssimo. O que não pode! É medicina! Medicina não pode nem ser bom. Medicina tem que ser excelência, tem que ser muito bom. Então está agora uma discussão, que tem 13 mil formandos aí que são ruins e péssimos, e vão salvar a vida de pessoas, tratar de doenças.
O Conselho Federal de Medicina está procurando saídas, pegando esse exame e tentando dizer: “Olha, os conselhos regionais não podem registrar quem tem a nota 1 ou 2, no máximo de 5, porque tem que se preparar mais. Não tem notável saber médico. Tem que se preparar mais”.
VEJA TAMBÉM:
Mas está um problema de direito, um problema jurídico. Será que tem o conselho, os conselhos de medicina? Meu Deus! A OAB não faz uma prova? É importante o direito, mas mais importante a medicina, porque diz respeito à vida. Para dar um registro de médico, de poder clinicar, de poder operar, de poder receitar, não pode ser para quem está mediocremente formado.
E só para constar, o Tribunal Regional Federal, lá em Pernambuco, confirmou que a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco tem que reservar vagas para o MST, oriundos do MST. É por cor... gente, é por mérito, é por saber, não é? Aí não dá certo.




