• Carregando...
Joe Biden, presidente dos EUA
Joe Biden, presidente dos EUA| Foto: AFP

Em entrevista ao Correio Braziliense, o senador Eduardo Girão (Pode-CE) disse ser um absurdo ter um relator na CPI da Covid que é pai do governador do Amapá, um dos estados que recebeu verba federal e pode ser investigado pela Comissão.

Girão é um dos candidatos à presidência da CPI. O senador afirmou que quer esse cargo porque enquanto presidente ele poderá escolher quem será o relator.

Covid-19 mata mais

Segundo o cartório, a Covid-19 matou mais do que a soma de todas as outras doenças respiratórias. Essa soma de doenças como pneumonia, síndrome respiratória aguda e insuficiência respiratória levou 380.492 brasileiros a óbito. Os dados são referentes ao período de março de 2020 a quarta-feira (21).

Segundo o consórcio de imprensa, o coronavírus já matou 381.485 pessoas. Esses números são maiores que os divulgados pelo cartório. Em 2020, a doença ficou em quarto lugar no ranking das mais letais no país. Mas, é responsável pela maior parte do barulho feito hoje - isso tem relação com a eleição.

Carta a Biden

Dos 27 governadores brasileiros, 24 assinaram uma carta direcionada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e entregue ao embaixador do país em Brasília. O grupo pede cooperação em questões climáticas.

A carta foi recebida pelo embaixador, apesar da Constituição, em seu artigo 84, determinar que compete privativamente ao presidente da República as relações com outros países. O que Brizola diria sobre isso? Certamente ele seria irônico falando sobre as 13 colônias que deram origem aos Estados Unidos e que agora serão 13 mais 24.

O texto da carta afirma que os governadores têm responsabilidades e compromissos independentes do governo federal. Então a carta confirma a decisão do STF, sobre a responsabilidade dos governadores, e derruba a narrativa de que o presidente é responsável pelo que está acontecendo.

Alexandre de Moraes aplica princípio jurisdicional de Fachin

O ministro Alexandre de Moraes, que nunca foi juiz antes da nomeação para o Supremo por Michel Temer, anulou a decisão do juiz de carreira federal Marcelo Bretas que tornou Temer e Moreira Franco réus na Lava Jato.

O ministro aplicou o princípio jurisdicional de Edson Fachin. Alexandre de Moraes considerou que a ação deve ser investigada pela Justiça do Distrito Federal e não do Rio de Janeiro. Certamente Brasília deve estar mais próxima da Usina de Angra do que o Rio.

Caso Floyd e a cobertura da mídia

A mídia brasileira deu grande visibilidade ao julgamento de George Floyd, mas eu não vejo cobertura sobre os policiais no Brasil que derrubam pessoas, como os comerciantes, o pipoqueiro e a senhora que estava no parque ou na praia que não estavam seguindo normas sanitárias contra a Covid. Essas pessoas são derrubadas no chão, às vezes tem seus braços torcidos e são algemadas contra o chão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]