• Carregando...
Grevistas dos Correios protestam em Curitiba: sindicalistas estimulam greve injusta e inoportuna.
Grevistas dos Correios protestam em Curitiba: sindicalistas estimulam greve injusta e inoportuna.| Foto: Gerson Klaina/Gazeta do Povo

A educação brasileira está em um ano péssimo. Além de roubar 2020 da gente, o coronavírus roubou o futuro do país. Como esse tempo de aula perdida vai ser reparado? Não vai!

A maioria das universidades privadas continuaram com o ano letivo. Mas das 65 universidades federais, somente seis tiveram aulas a distância. No entanto, não tem como manter aulas para instituições de ensino público porque elas não têm acesso ao conteúdo.

Eu conheço um professor que tem uma filha de um ano e meio que está aprendendo geografia e consegue identificar no mapa o nome dos países e também já sabe identificar todas as letras do alfabeto.

Esse pai está aproveitando que está em casa para antecipar o ensino da filha. Ele mostra que é possível continuar ensinando os filhos em casa. Mas nem todo mundo é professor, está trabalhando de casa ou tem tempo de fazer isso.

Há um descuido total do ensino, abrindo laços na educação ou com o ensino a distância. Tem gente que só quer comprar o diploma e fazer um concurso de títulos, mas essa pessoa não vai aprender nada.

A gente vê pessoas com nível superior que não sabem formar uma frase, expressar ou defender uma ideia, compreender um texto. Além disso, grandes conglomerados de ensino com sede no exterior não estão preocupados com o futuro do país e sim com o lucro.

Será que as melhores pessoas são escolhidas para serem professores nos cursos de licenciatura? Tenho minhas dúvidas.

Sacrifício em vão

No último domingo (30), foi o aniversário de 43 anos da morte do sargento Sílvio Delmar Holenbach. Em 1977, ele salvou um menino de 13 anos de um ataque de ariranhas no zoológico de Brasília e acabou falecendo por conta das mais de 100 mordidas que recebeu dos animais.

Eu lembro desse caso porque o menino, chamado Adilson da Costa, não foi digno do sacrifício desse militar. Décadas depois de ser salvo, ele foi preso duas vezes por desviar recursos do Postalis, o fundo de previdência dos Correios, e por negociatas com o PT.

Agora funcionários dos Correios estão em greve em uma época totalmente inoportuna. Eles decidiram protestar contra a privatização da estatal, as demissões, entre outras coisas em plena pandemia.

Eu passei pela sede dos Correios na segunda-feira (31) e vi sindicalistas estimulando a greve. Mas eu pergunto a eles: onde estava o sindicato quando estavam roubando a empresa? O que eles estão fazendo? Tem gente esperando encomendas de compras por e-commerce. As pessoas já estão em pânico com a pandemia e agora nem as mercadorias estão chegando.

Não é o momento de parar. Além disso, os motivos são injustos já que os funcionários dos Correios tinham vantagens que outros trabalhadores não têm. Estão fazendo exigências que vão quebrar a estatal.

Os funcionários não querem que a empresa seja privatizada porque senão ela vai começar a funcionar como aconteceu com a telefonia e as siderúrgicas. Não vai mais ter paletó pendurado na cadeira. Com exceção dos carteiros, que são nosso heróis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]