• Carregando...
Bolsa Família
Plano do governo é aumentar em quase 50% a verba do Bolsa Família no ano que vem.| Foto: Rafael Zart/MDSA

Uma boa notícia para quem saiu meio desesperado dessa pandemia. Além da prorrogação do auxílio emergencial, que vai até 31 de outubro, estão previstas mudanças no Bolsa Família. A verba para o programa social no ano que vem terá um aumento de mais ou menos 50%.

Além disso, o Bolsa Família terá uma porta de saída, para formar as pessoas e prepará-las para o mercado de trabalho. Isso com o reforço do Ministério do Trabalho e Previdência Social, com sua autonomia e seu ministro estimulando o emprego.

Hoje o que mais desestimula o emprego formal é o custo da folha de pagamento, o ônus da folha de pagamento, o excesso de burocracia. Já viram algum americano vindo trabalhar no Brasil por causa da CLT? Óbvio que não. Mas a gente vê milhares de brasileiros que vão trabalhar nos EUA, onde não tem CLT, porque as coisas são mais simples por lá. Agora, com o Ministério do Trabalho e Previdência Social e o ministro Onyx Lorenzoni, as coisas vão ficar mais fáceis.

Reforço de peso no governo e fusão à vista

Com a escolha do senador Ciro Nogueira, presidente do Progressistas (PP) para a Casa Civil do governo, muita gente diz assim: “ah, agora a negociação política vai ser mais fácil”. Mas não é só isso.

Não é só a experiência dele de um quarto de século no Congresso, não é o fato de que o Progressistas tem o segundo maior número de vereadores e de prefeitos do país, que tem 45 deputados e sete senadores, e agora o partido com a maior bancada feminina, porque a mãe de Ciro é suplente dele e agora vai substituí-lo no Senado. Serão quatro mulheres e três homens em uma bancada de sete do PP.

Mas não é só isso. Você sabe o que eles estão conversando? Uma fusão do DEM, PSL e Progressistas para formar um novo partido. Só eles já dão 121 deputados na Câmara Federal. Aí vão parar de falar em impeachment. Porque com 171 votos contrários já não se abre processo, e ainda fica proibido se abrir outro processo por um ano. Essa é uma questão política muito importante.

Previsões otimistas

O Brasil neste ano terá uma corrente comercial de US$ 1 trilhão, segundo previsão do Ministério da Agricultura. É coisa de gente grande. O superávit comercial brasileiro deve ser superior a US$ 100 bilhões, recorde histórico para o Brasil e com toda a pandemia. Isso é exportação principalmente do agro.

Aliás, as exportações do setor primário, que incluem minérios, deram um salto gigantesco pelo valor do minério neste primeiro semestre. Tudo isso vai colaborar para que o país bata esses recordes históricos. E o que isso significa? Crescimento econômico. Já está em 5,3% a previsão do PIB em 2021. E, de novo, o que significa? Mais atividade econômica, mais renda, mais emprego.

O governo Michel Temer herdou 12 milhões de desempregados do caos do governo Dilma e depois veio a pandemia no governo Bolsonaro, quando o país estava começando a recuperação. Agora é trabalhar para estimular a economia, tirar o Estado onde o Estado prejudica, com burocracia e excesso de tributação, e tocar o país para frente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]